Antropologia da Dança II – Pesquisas do CIRANDA – Círculo Antropológico de Dança

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Descrição

Organizadora: Giselle Guilhon Antunes Camargo

ISBN: 978-85-7474-864-1
Páginas: 304 il.
Peso: 680g
Ano: 2015
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O livro Antropologia da Dança II oferece contribuições de uma geração de estudiosos da arte e em particular da dança – integrantes e colaboradores do Projeto CIRANDA (Círculo Antropológico de Dança) –, oportunizando discussões sobre história, método, escopo e interdisciplinaridade do estudo da dança em contextos diferenciados. Alguns dos artigos que compõem este livro destacam fazeres e sentidos particulares para movimentações corporais e/ou coreografias em contextos específicos, ressaltando a necessidade de conhecer, valorizar, aprender e aprofundar o campo do estudo da dança a partir de novas perspectivas filosóficas. Líliam Barros

 

A Etnografia numa perspectiva antropológica não pressupõe, normalmente, resultados finais, no sentido de predeterminar o foco das investigações. “Permite que o trabalho de campo te ensine” é um refrão bem conhecido, uma abordagem estratégica que embora vise facilitar a descoberta de novos insights, privilegiando as perspectivas êmicas – o ponto de vista dos participantes – não exclui certa familiaridade com a informação preexistente e com alguma consideração sobre o que possa ser fundamental antes de se entrar no campo. Mas o pesquisador deve permanecer flexível, permitindo que as experiências de campo moldem as principais linhas de investigação.
Theresa Jill Buckland

“Nas Danças Circulares dos Povos, os indivíduos podem estabelecer profundas relações interpessoais. Esse fato favorece, por vezes, um contato íntimo do indivíduo com seu próprio ser e com o meio social em que vive.” Monike Christina Taborda

“Ao dançarmos Malachim, evidenciamos uma imagem semelhante à imagem da cruz, riscada no espaço quando invocamos a presença dos quatro Anjos: Miguel (à direita), Uriel (à frente), Gabriel (à esquerda) e Rafael (atrás). Essa simbologia da cruz, e também a dos Anjos, está em profunda ressonância com os ensinamentos da Cabala.” Ana Cláudia Pinto da Costa

“A música é tão importante para a dança do casal de Mestre Sala e Porta-Bandeira que Nando Elegância (Mestre-Sala) me disse, em conversa informal, que não só o ritmo, mas também a letra do samba é essencial para o seu processo de composição coreográfica.” Arianne Roberta Pimentel Gonçalves

“Nas festas de Zouk, a dança assume o seu caráter de arte cênica fazendo com que os dançarinos se coloquem tal qual o ator experiente que é aquele, como diz Eugenio Barba, que aprende a não associar a energia ao excesso de atividade muscular e nervosa, mas a algo que pulsa intimamente no seu ser e é irradiado do centro para as extremidades do seu corpo.” Airleise Sarges Rodrigues

“Na Dança dos Vaqueiros, os barulhos rítmicos dos tamancos, executados pelos dançarinos evocam, metaforicamente, uma verdadeira cavalgada nos campos do Marajó. Sobre seus cavalos, eles demonstram executar uma de suas maiores habilidades, laçar o boi.” Maria Ana Azevedo de Oliveira

Giselle Guilhon Antunes Camargo é professora e pesquisadora na Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando nos Cursos de Graduação em Dança, em Teatro e em Música, na Especialização em Estudos Contemporâneos do Corpo e no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes). Ministrou, entre 2008 e 2013, as disciplinas Dança, Cultura e Sociedade I e II, Antropologia da Dança, Antropologia do Teatro, Corpo em Cena, Corpo e Performance, Etnocenologia e Pesquisa e Procedimentos Metodológicos em Artes. Orienta pesquisas de graduação e pós-graduação, voltadas para o estudo das formas expressivas – gêneros e estilos de dança, performance, ritual, etc. -, com ênfase nas correntes teóricas provenientes da Antropologia da Dança, da Antropologia Teatral, dos Estudos da Performance, da Etnocenologia e da Etnologia Ritual. Coordena o Grupo e Projeto de Pesquisa CIRANDA (Círculo Antropológico da Dança). É autora dos livros Sama: etnografia de uma dança sufi (2002) e Mukabele: ritual dervixe (2010) e Antropologia da Dança I (2013).

 

 

 

Informação adicional

Peso 680,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

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