Edição no telejornalismo

R$12,00

Categorias: , SKU: 978-85-524-0478-1

Descrição

A cobertura dos atentados em Santa Catarina

Autor: Lalo Nopes Homrich

ISBN: 978-85-524-0478-1
Páginas: 256 il.

Ano: 2024

***

Este livro trata da edição de reportagens televisivas sobre as ondas de atentados ocorridas entre os anos de 2012 e 2014 em Santa Catarina, além do julgamento dos envolvidos, sistematizando e analisando a cobertura realizada pelos telejornais regionais exibidos em TV aberta para todo o estado, o RBS Notícias da Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS TV) – hoje NSC Notícias do Grupo NSC – e o RIC Notícias, da Rede Independência de Comunicação (RIC Record SC).
Foi uma sucessão de ataques criminosos contra ônibus, sedes de delegacias, residências de policiais militares e civis: 115 ocorrências em 33 dias de atentados. O autor selecionou nove reportagens de cada telejornal, empreendendo uma análise, que contempla descrição geral, descrição interna e análise (geral, interna e comparativa), para estabelecer categorias específicas sobre a edição de reportagens em uma cobertura televisiva.
Os fundamentos teóricos deste livro recorrem à Teoria do Jornalismo − critérios de noticiabilidade e modelos de produção de notícia − articulados com os preceitos da Semiótica Discursiva, no sentido de compreender as funções que a edição assume no processo de construção de uma reportagem televisiva no interior de uma cobertura telejornalística.

***

Um livro com o título Edição no telejornalismo certamente desperta forte interesse entre os acadêmicos e o público em geral, pois, além da obra suprir uma lacuna editorial existente, a pesquisa aborda a edição como um processo não apenas prático e técnico, mas, sobretudo, teórico. Editar é, antes de tudo, escolher; no jornalismo, é selecionar quais acontecimentos – dentre uma série infinita e imprevisível – devem ser transformados em notícias.
Leonel Aguiar

O cotidiano dos jornalistas é cercado de ações práticas, mas a corrida contra o tempo, na maioria das vezes, distancia o profissional da análise, estudo e teorização da vivência nos veículos de comunicação. A academia exerce papel imprescindível ao preencher esta lacuna. Dentro deste contexto, posso fazer, no mínimo, duas constatações: a relevância desta obra ao destacar que as reportagens veiculadas pelas TVs não envolvem apenas o trabalho executado por repórteres e cinegrafistas; o autor foi muito além e hoje faz parte do seleto grupo que compreende o telejornalismo como fruto de uma ação conjunta e busca ampliar as discussões na área.
Regina Zandomênico

***

Lalo Nopes Homrich. Doutorando em Comunicação Social na PUC-Rio. Graduado em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. Especializado em Gestão Empresarial – MBA pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina. Mestrado em Jornalismo pela UFSC. Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo da UFSC (GIPTele/UFSC/CNPq). É pesquisador de conteúdo no programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo, empresa em que atuou como autor/roteirista no programa “Encontro com Fátima Bernardes”. Com dez anos de carreira, já trabalhou nos telejornais locais da Globo no Rio de Janeiro (Bom Dia Rio, RJTV1 e RJTV2) e nas principais emissoras de televisão de Santa Catarina, como RBS TV (TV Globo SC), RIC TV (TV Record SC) e TVBV (TV Band SC).

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Edição no telejornalismo”

Você também pode gostar de…