Pedagogia do jornalismo & práticas emancipatórias

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Descrição

Organizadores: Eduardo Meditsch, Anderson Baltar, Jaine Araújo, Giovanna Franco e Raphaela Ferro
ISBN: 978-85-524-0533-7
Páginas: 213
Ano: 2025
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Este livro é resultado de reflexões empreendidas na disciplina que abordou a Formação Profissional do Jornalista no PPGJor da UFSC e também das discussões do II Simpósio Catarinense de Ensino de Jornalismo, realizado em novembro de 2024 na instituição. Nos 12 capítulos, encontramos conversas aprofundadas sobre experiências pedagógicas, diversidade, inclusão, práticas profissionais e sobretudo o convite ao diálogo, para que seja possível pensar de forma conjunta em um Jornalismo capaz de atuar como emancipador e em prol da democracia. A obra, em sua totalidade, convida leitores e leitoras a pensarem o Jornalismo e seu ensino numa perspectiva contra-hegemônica e esperançosa.
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O ambiente é hostil para quem se propõe a fazer jornalismo. E também é para quem se propõe a ensiná-lo. Está difícil atrair e reter jovens específicos na formação de uma profissão desregulamentada, oferecer conteúdos e práticas compatíveis com a velocidade das mudanças, concorrer com a proposta algorítmica da produção de conteúdo, enfrentando a ignorância ética e política do mercado. Neste ambiente, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC se mantém firme desde 2007 na proposta de refletir, discutir, pesquisar e ensinar jornalismo sob uma perspectiva crítica, inclusiva, emancipatória, verdadeiramente comprometida com valores democráticos. As transformações nos afetam, é fato, mas são esses valores que nos permitem navegar em águas tão incertas (do Prefácio).

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