Comunicação e pedagogia emancipatória, V 1:

(Downloads - 421)

Categorias: , , SKU: 978-85-524-0341-8

Descrição

Memória da disciplina Pedagogia da Comunicação no PPGCom da FAC UnB
Organização: Eduardo Meditsch, Rose Dayanne Santana Nogueira e Nicole Guimarães
ISBN: 978-85-524-0341-8
Páginas: 395
Ano: 2023
***
O processo de produção da obra, sob a coordenação do professor Eduardo Meditsch, contou com o assessoramento de duas pós-graduandas da UnB: as valorosas coautoras deste livro, a Rose Dayanne Nogueira e a Nicole Guimarães. Por fim, mais uma vez, nossos dois programas – UnB e UFSC – tornamo-nos parceiros em um projeto comum, e, como não poderia deixar de ser, um projeto/livro vocacionado para a comunicação cidadã e, portanto, democratizadora.
A construção da disciplina que ensejou a produção do presente livro, ainda, deu-se em um cenário muito peculiar – o período da pandemia Covid-19, o processo de ensino remoto, as apreensões de cada estudante sobre seu futuro profissional impactado com o cenário da pandemia.
Quase tudo se desorganizou, quase tudo passou a fazer pouco sentido, todo esforço parecia quase em vão – era o que nós docentes ouvíamos, com muita frequência, das e dos estudantes da pós-graduação nesse tão difícil período da pandemia.
Contudo, eis que algumas luzes chegam para arejar o presente e esperançar o futuro. E parte importante dessas luzes chegaram por meio do encontro feliz do pensamento paulofreiriano, foco do projeto de pesquisa que o professor visitante Eduardo Meditsch desenvolveu no nosso Programa, por um lado, e do pensamento de Darcy Ribeiro, fundador da UnB, no marco dos 60 anos de nossa Universidade completos em 2022, por outro lado. Que encontro feliz, quanto de esperançar foi renovado dentre nossas e nossos pesquisadoras e pesquisadores, eis o que podemos ver na obra: uma plêiade de perspectivas muito bem inseridas em uma constelação de comunicação cidadã, com todos seus desafios e possíveis soluções/avanços/demandas.
***
SUMÁRIO
PREFÁCIO | Pedagogia da Comunicação para esperançar o futuro
Dione Oliveira Moura
APRESENTAÇÃO
Os organizadores
PRIMEIRA PARTE | PALESTRAS E DEBATES
CAPÍTULO 1 | A Comunicação é uma disciplina científica em estágio de construção
José Luiz Braga
CAPÍTULO 2 | O ensino superior como bem público: a FAC, a UnB e a reforma de Córdoba
Marco Antonio Dias
CAPÍTULO 3 | Ensino de comunicação no Brasil: trajetória e novos rumos
Cláudia Peixoto de Moura
CAPÍTULO 4 | Origens e inconsistências da Comunicação como Ciência
Francisco Rüdiger
CAPÍTULO 5 | Ensino de teoria, dilemas curriculares e a experiência universitária que vai além das aulas
Fábio Henrique Pereira
CAPÍTULO 6 | Vivências e resistências em Extensão Universitária
Fernando Oliveira Paulino
CAPÍTULO 7 | Vocação para a docência: depoimento de uma professora de Comunicação Organizacional
Elen Geraldes
CAPÍTULO 8 | Uma prática laboratorial onde ecoam as lições de Paulo Freire
Elton Bruno Pinheiro
CAPÍTULO 9 | O paradoxo da criatividade no ensino da Publicidade
Fábio Hansen
Juliana Petermann
Rodrigo Stefani Correa
CAPÍTULO 10 | Ensino de Jornalismo numa instituição privada: a experiência do curso EAD da Uninter
Guilherme Carvalho
SEGUNDA PARTE | TEXTOS DE PESQUISA, EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
CAPÍTULO 11 | O ideário da UnB e seu vínculo indissociável com o princípio da educação superior como bem público
Ana Carolina Melo
CAPÍTULO 12 | Cansados e sobrecarregados – experiências dos pós-graduandos em comunicação da UnB com
o ensino remoto na pandemia
Mayara da Costa e Silva
CAPÍTULO 13 | O ensino de Jornalismo em Manaus e as Diretrizes Curriculares Nacionais
Hemanuel Jhosé Alves Veras
CAPÍTULO 14 | Comunicação e Educação: sistemas sociais, irritações e provocações
Ricardo de Alcântara Dantas
CAPÍTULO 15 | O ensino da Comunicação Integrada e a sua aplicação prática no setor público
Jean Marcel da Silva Campos
CAPÍTULO 16 | Inovações em Pedagogia da Comunicação
José Luiz Niederauer-Pantoja
CAPÍTULO 17 | A diáspora acadêmica africana pós-colonial
Jéssica de Lima Fernandes
CAPÍTULO 18 | Ensaio sobre Comunicação do Conhecimento
Juliana Ferreira

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Comunicação e pedagogia emancipatória, V 1:”

Você também pode gostar de…