O Jornalista: do Mito ao Mercado

R$54,00

5 em estoque

Categorias: , SKU: 978-85-524-0036-3

Descrição

Série Jornalismo e Sociedade Volume 5

AUTORA: Zélia Leal Adghirni

Textos reunidos e apresentados por
Fábio Henrique Pereira
Francilaine Munhoz de Moraes

ISBN: 978-85-524-0036-3
Páginas: 168
Peso: 311g
Ano: 2017

O livro apresenta uma coletânea dos trabalhos mais representativos da trajetória de Zélia Adghirn, professora aposentada da Universidade de Brasília. O fio condutor foi a construção de um programa de pesquisa em sociologia do jornalismo e dos jornalistas, iniciado pela autora ainda em meados dos anos 1990. Dessa seleção, foi possível dividir este livro em duas grandes temáticas. A primeira reúne textos que problematizam o jornalismo enquanto forma de conhecimento e prática sociodiscursiva. A segunda parte, traz os trabalhos dedicados ao estudo da identidade profissional dos jornalistas uma das maiores contribuições da autora para a pesquisa em jornalismo no Brasil. Ela inclui capítulos sobre o perfil dos webjornalistas, os impactos do “jornalismo de mercado” na identidade dos novos profissionais, o papel do correspondente internacional no jornalismo e as carreiras jornalistas-seniores brasileiros.

A Série Jornalismo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília em parceria com a Editora Insular, situa o jornalismo como construção social e prática sociodiscursiva, que participa da constituição de horizontes de referência sobre o mundo. Contempla a divulgação de estudos empíricos e esforços de teorização que buscam construir/discutir/fazer avançar uma Teoria do Jornalismo e da Notícia, bem como discussões sobre o jornalismo como práxis, as formas de (auto)regulação da profissão e seu papel na promoção da democracia e da cidadania no contexto brasileiro e em comparação com outros países.
A Série tem um Conselho Editorial formado por professores, doutores e pesquisadores que são referência na área no Brasil e em outros países.

Organizadores

Fábio Henrique Pereira é doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Realizou estágio de pós-doutoramento na Université Libre de Bruxelles (ULB, Bélgica). É professor da Faculdade de Comunicação da UnB. É pesquisador associado aos seguintes laboratórios: Arènes (França), Centre de Recherche en Information et Communication (ReSIC-ULB, Bélgica) e Centre de recherche interuniversitaire sur la communication, l’information et la société (CRICIS-UQAM, Canadá). É autor do livro Jornalistas-intelectuais no Brasil (Summus, 2011) e editor das revistas Brazilian Journlaism Research e Sur le Journalisme. É pesquisador nas áreas de sociologia profissional dos jornalistas e relações entre mídia e intelectuais.

Francilaine Munhoz de Moraes é doutora em Comunicação. É graduada em Letras. É jornalista de carreira da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Brasília.

Zélia Leal Adghirni, jornalista, professora e pesquisadora fez seus estudos de graduação em Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos anos 1970. Em seguida mudou-se para a França onde viveu mais de dez anos. Foi nas universidades francesas que realizou seus estudos de Pós-Graduação: mestrado na Universidade Paris 2, doutorado na Universidade Stendhal (Grenoble) e estágio pós-doutoral na Universidade de Rennes 1.

Foi professora na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (graduação e pós-graduação) de 1993 a 2014 onde exerceu também as funções de chefe de departamento de Jornalismo e diretora da unidade. Aposentada, a autora dedica-se atualmente a projetos de pesquisa internacionais sobre jornalismo. Publicou dezenas de artigos em revistas acadêmicas da área, capítulos em livros científicos e participou de inúmeros congressos nacionais e internacionais.

É membro fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da rede de pesquisa internacional Rede de Estudos em Jornalismo (REJ) e foi durante o período de docência bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e consultora da Capes.

Exerceu a profissão de jornalista durante cerca de 20 anos no Brasil, na França e no Marrocos, passando pelas redações do Estado de S. Paulo, Zero Hora, Folha da Manhã, Coojornal, L’Opinion, Le Matin du Sahra, le Message de la Nation, Al Maghrib. Lecionou na Escola Superior de Jornalismo de Rabat (Marrocos) e no Instituto de Estudos Políticos de Rennes e foi professora visitante da Cátedra Unesco de Jornalismo no Instituto de Comunicação e das Mídias da Universidade de Grenoble.

Perfil da autora: Zélia Leal Adghirni é jornalista, professora e pesquisadora em Comunicação e Jornalismo. Realizou mestrado na Universidade Paris 2, doutorado na Universidade Stendhal (Grenoble) e estágio pós-doutoral na Universidade de Rennes 1.Foi professora na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (graduação e pós-graduação) de 1993 a 2014 onde exerceu também as funções de chefe de departamento de Jornalismo e diretora da unidade. Aposentada, a autora dedica-se atualmente a projetos de pesquisa internacionais sobre jornalismo.

Informação adicional

Peso 311,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “O Jornalista: do Mito ao Mercado”

Você também pode gostar de…