Hermenêutica e análise dos discursos em jornalismo

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Descrição

Série Jornalismo e Sociedade. Volume 4

Organizadores: Sérgio Dayrell Porto e Célia Ladeira Mota

ISBN: 978-85-524-0035-6

Peso: 489g
Páginas:334
Ano: 2017

Este quarto volume da Série Jornalismo e Sociedade, numa homenagem póstuma ao professor Fernando Bastos, que aqui também está publicado, reúne artigos de dezoito professores, pesquisadores e profissionais do campo jornalístico. São estudos hermenêuticos voltados para a Comunicação, resultantes de estudos e debates no Grupo de Pesquisa “Hermenêutica e Estudos de Jornalismo”, que contribuem para a compreensão, de outros modos, dos processos jornalísticos no contexto da sociedade em midiatização.

“Ao leitor, os ‘leitores hermeneutas’ desta obra dirigem um convite: apontam uma das possibilidades de como pode ser lido, ao sugerir três elementos que servem como roteiro de sua apropriação: o caminho hermenêutico enquanto possibilidade de compreensão do jornalismo contemporâneo; a hermenêutica como geradora do caminho de realização do trabalho interpretativo; e manifestações do jornalismo à luz da chave da leitura hermenêutica. Trata-se apenas, da oferta de construção de um vínculo que dispensa a noção de ‘leitor ideal’. Mas que materializa um certo mapa através do qual se possa dar um encontro tentativo de caráter intercompreensivo, entre autores e leitores. Quem sabe, três passos que simbolizariam uma estratégia de recepção da hermenêutica por parte do jornalismo e dos seus processos interpretativos?”
Antônio Fausto Neto

Há quem afirme que a palavra “pós-verdade” será a definição do nosso tempo. A experiência desse substantivo  que sintetiza a circunstância na qual os fatos objetivos têm menos influência na nossa visão de mundo do que os apelos aos adjetivos, à emoção e às crenças pessoais  salta à nossa percepção principalmente na experiência de uso das redes sociais, onde a função de selecionar, organizar e distribuir a informação já não são ações centralizadas em veículos legitimados social e economicamente. Hoje, milhões de pessoas são produtoras e disseminadoras de fatos.
Nesse emaranhado de atores e informações chega o livro “Hermenêutica e análise dos discursos em jornalismo”, como um guia de sobrevivência ao sujeito-leitor, que ainda busca recuperar a dimensão de uma verdade-objetiva na leitura ou escuta, seja de um produto jornalístico, seja nas narrativas cotidianas. Se, em um primeiro olhar a palavra hermenêutica pode causar arrepios pela sua carga de significação cultural que remete a algo hermético, de difícil acesso, as páginas do livro trazem textos que fluem como diálogo junto ao leitor, resgatando-o como agente ativo na interpretação e reinterpretação do mundo. Uma experiência hermenêutica mais justa, digamos, com sua etimologia junto ao deus grego Hermes, o deus mensageiro, símbolo da circulação de sentidos. A hermenêutica é aqui, uma ciência gera de interpretação, é o que nos faz humanos, é o que nos une em sociedade.
Com organização de Célia Ladeira Mota e Sérgio Dayrell Porto, traz o Prefácio de Antônio Fausto Neto, professores e referências na produção científica brasileira na área de comunicação social, linguagem e jornalismo, o livro leva o leitor à três dimensões que perpassam a teoria e prática do exercício hermenêutico, por meio de dezesseis artigos escritos por pesquisadores ligados à Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.
A “Parte I: O caminho hermenêutico”, como uma porta de entrada, traz ao leitor uma perspectiva histórica e teórica, reconhecendo a influência de Heidegger, Gadamer, Ricoeur e Thompson na elaboração e consolidação do método hermenêutico. Da fundamentação teórica à prática, passamos pela “Parte II: Percursos téorico-metodológicos” e somos apresentados às formas que nos possibilitam recuperar as dimensões históricas, culturais e sociais de um texto. É aqui que temos acesso à procedimentos analíticos, como a metodologia das leituras interpretativas de Porto, além da compreensão do jornalismo na sua função de construção narrativa da história do presente, de Cavalcante-Cunha e Motta. Se, como disse Hobsbawn, toda história é história contemporânea disfarçada, como desvendar os sentidos produzidos por uma matéria jornalística, um discurso político, uma dália na multidão? Para encontrarmos essas respostas a “Parte III: Hermenêutica e Jornalismo: Pesquisa” traz o caráter prático da hermenêutica, por meio de oito textos que atravessam temas como: movimentos sociais, mídia, educação, delação premiada, impeachment, ditadura, raça, gênero e música.
Destaco a importância do livro como uma marca de conquista científica de pesquisadores que atravessaram o recorte do saber, da disciplina e se lançaram para o grupo de produção. Um ato de resistência em um país cujos poderes hegemônicos imprimem narrativas de improdutividade acadêmica como um recurso de construção de realidade. Ser hermeneuta é experimentar as potencialidades do paradigma interpretativo, é questionar toda e qualquer mensagem que se refira “A VERDADE”, mesmo quando escrita por quem define as regras do jogo.
Maíra M. Moraes é mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutoranda em Comunicação e Sociedade na Universidade de Brasília (UnB), pesquisa as relações de poder implicadas no enquadramento de notícias e como as realidades são construídas por meio de narrativas e práticas dominantes.

Autores

Adriano Warken Floriani

Antônio Fausto Neto (Prefácio)

Aylê Salassiê Filgueiras Quintão

Carlos Chagas

Célia Maria Ladeira Mota

Djenane Arraes Moreira
Fabiana Santos Pereira

Fernando José de Menezes Bastos

Helena Chagas

Isabel Cristina Clavelin Rosa

Leylianne Alves Vieira

Luiz Gonzaga Figueiredo Motta

Marcus Vinícius Gomes

Maria Jandyra Cavalcanti-Cunha

Natália Lepsck

Paulo Henrique Soares de Almeida

Sérgio Dayrell Porto

Tiago Quiroga

Valéria de Castro Fonseca

Informação adicional

Peso 590,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

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