Narrativas fotográficas no Instagram: autorrrepresentação, identidades e novas sociabilidades

R$86,00

3 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-524-0002-8

Descrição

Preço especial de lançamento

Autora Mariana Ferraz Musse

286 páginas ilustradas

Peso: 370g

ISBN: 978-85-524-0002-8


Ano: 2017

“A revolução digital, as novas tecnologias, que, pouco a pouco, estão sendo implantadas no campo das Ciências Humanas, e as novas formas de comunicação, como as redes sociais, mudaram definitivamente a concepção que temos de muitos tipos de arte e conhecimento humano. Este livro, que o leitor tem em mãos ou em suas telas, diante de seus olhos ou que escuta através de seus ouvidos, cujos conteúdos compartilhará nas redes sociais ou escreverá em um blog, é uma ótima prova disso. Na obra de Mariana Ferraz Musse fundem-se formas de análise e conhecimento que, até pouco tempo atrás, eram infrequentes. Unem-se conceitos teóricos e aproximações metodológicas para oferecer ao leitor uma imagem exaustiva e completa da forma pela qual os jovens brasileiros [Universidade Federal do Rio de Janeiro] e espanhóis [Universitat Pompeu Fabra] se autorrepresentam, constroem suas identidades, virtuais e reais, socializam-se e criam seu próprio arquivo de memória visual na rede social Instagram.”
Frederic Guerrero-Solé

O avanço global da tecnologia e da internet e a cultura do celular deram à imagem um papel central na contemporaneidade e criaram novos padrões de comportamento, estéticos e de consumo na sociedade.
Neste livro foram mapeados os temas mais fotografados por alunos de uma universidade catalã e outra carioca e postados no Instagram. Foi analisada a exaustiva necessidade de expor a própria imagem em público, não só para ser lembrado, mas também para ser comentado dentro e fora das redes sociais. São novos modelos de representação, a fotografia como possibilidade de comunicação e de construção de identidades. E pela análise das fotos pode-se compreender não só o que é fotografado, mas as suas escolhas estéticas e de exposição social.
Um estudo do qual resultam indicadores para a formulação de políticas públicas que acentuem a diversidade cultural, e pode subsidiar a criação de produtos que atendam às demandas específicas de cada região.

Mariana Musse é doutora em Comunicação pela Universitat Pompeu Fabra, mestre em Documentário e Sociedade pela Escuela Superior de Cinema y Audiovuales de Cataluña, ambas em Barcelona, na Espanha, e mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde também se graduou em Jornalismo. Suas pesquisas são dedicadas às linguagens visuais, às representações, às sociabilidades e às construções de identidades na contemporaneidade.
É documentarista e tem experiência em roteiro, produção e direção audiovisual, além de ministrar cursos na área de linguagens visuais.

Informação adicional

Peso 370,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Narrativas fotográficas no Instagram: autorrrepresentação, identidades e novas sociabilidades”