Mídia Ninja: narrativas jornalísticas em disputa

R$74,00

5 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-524-0112-4

Descrição

Autora: Claudia Rodrigues

ISBN: 978-85-524-0112-4
Páginas: 256 il.
Peso: 380g
Ano: 2018

O inequívoco processo de perda de monopólio na veiculação de notícias por parte da grande mídia ficou ainda mais exposto na explosão de manifestações que varreram o Brasil em 2013 – as jornadas de junho. A Mídia Ninja subverteu o uso de celulares com acesso 3G ao veicular os protestos do locus dos manifestantes. No bojo do ativismo em rede, o coletivo desvelou a disputa de narrativas no campo jornalístico. Que estratégias comunicacionais são engendradas no universo deste modelo paradigmático do midiativismo? Uma imersão em duas casas coletivas que abrigam os Ninjas permitiu à pesquisadora Claudia Rodrigues observar suas rotinas produtivas e seu peculiar modus operandi. A investigação aponta o esgarçamento dos códigos que regem o jornalismo e o embate em torno da produção de sentido.

“Em 2013 viajei para o exterior por uma semana e quando voltei descobri que eu já não falava mais a língua corrente. Todos falavam com total naturalidade sobre Mídia Ninja, as consequências para o jornalismo, para o ativismo, para a política… Uma revolução estava em curso e eu não tinha sido avisada na semana anterior, não estava na agenda. O Mídia Ninja já era uma entidade, mas o que estaria por trás do seu mistério?
Claudia Rodrigues foi desvendar com a garra de excelente jornalista investigativa. Perguntas como quem financia os Ninja e as categorias de notícia que eles produzem foram respondidas, e Claudia ainda nos conta como eles vivem em suas casas coletivas, onde vida pessoal e trabalho estão interligados noite e dia. Imperdível para entender o nosso tempo.”

Patrícia Maurício

Claudia Rodrigues é Mestre em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Rio) – linha de pesquisa “Comunicação e Experiência”. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Rio, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – ECO (Escola de Comunicação). Jornalista especializada em projetos para a Internet, atuou como repórter nos jornais O Globo e o O Dia. Integrante do grupo de pesquisas Tejor (Teorias do Jornalismo), no campo acadêmico dedica-se à pesquisa sobre produção jornalística no ambiente digital.

Informação adicional

Peso 380,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Mídia Ninja: narrativas jornalísticas em disputa”