Inversão de papel: prioridade ao digital, um novo ciclo de inovação para jornais impressos

R$49,00

4 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-524-0071-4

Descrição

Autor: Alexandre Lenzi

ISBN: 978-85-524-0071-4
Páginas: 312
Peso: 390g
Ano: 2018

Com um olhar ao mesmo tempo crítico e otimista para o cenário contemporâneo das redações jornalísticas modernas, o jornalista Alexandre Lenzi apresenta neste livro relatos e ideias que buscam ir além das queixas sobre a crise do jornalismo. Aponta a priorização da produção de conteúdo informativo para plataformas digitais como um novo e necessário ciclo de inovação em empresas jornalísticas que viviam (ou ainda vivem) um fluxo de trabalho até então regrado pelo ritmo do impresso. Trata-se do que o autor chama de “inversão de papel”, um processo que acarreta mudanças de formatos narrativos e de processos de produção, com impactos em diferentes frentes, promovendo, por exemplo, a antecipação das jornadas de trabalho e a criação de diferentes deadlines dentro do mesmo dia. Um movimento que exige investimento em pessoal, tanto em quantidade quanto em qualidade, diante da necessidade de novos perfis. A partir de entrevistas em profundidade com lideranças estratégicas de oito jornais e visitas a empresas do Brasil, da Argentina e da Espanha, problematizou essas mudanças vivenciadas no cenário atual e também aquelas projetadas para o futuro de curto e de médio prazo. O autor também propõe um guia com 10 ideias condensadas de boas práticas para redações convergentes, com a identificação de demandas para o exercício da reportagem multimídia no cenário contemporâneo, onde o digital é a prioridade.

Esta obra é uma adaptação da primeira tese de doutorado em Jornalismo do – pioneiro em nosso país – Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentada em outubro de 2017. O autor analisa como empresas jornalísticas de origem na produção de publicações impressas estão reagindo diante de tantas mudanças, e como estão planejando seus próximos passos, além de identificar procedimentos que contribuem para a indicação de boas práticas.
É resultado de mais de três anos de estudos, envolvendo também pesquisa junto às redações dos jornais espanhóis El País e El Mundo, do argentino Clarín e dos brasileiros O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo, O Globo e Zero Hora, onde entrevistou profissionais. O autor foi ainda pesquisador visitante no Center for Internet Studies and Digital Life, na Universidade de Navarra, em Pamplona, na Espanha, com supervisão do professor Ramón Salaverría. Ainda traz relatos de pesquisas realizadas junto ao norte-americano The New York Times.

Estudante e profissional da área há mais de duas décadas, Alexandre Lenzi é graduado, especialista, mestre e doutor em Jornalismo. Atuou como repórter e editor em veículos como Jornal de Santa Catarina, A Notícia e Diário Catarinense, tendo reportagens reconhecidas com o Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental e o Prêmio Fiesc de Jornalismo Econômico. Tem experiência, ainda, em comunicação institucional e em ensino superior.
[email protected]

Informação adicional

Peso 390,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Inversão de papel: prioridade ao digital, um novo ciclo de inovação para jornais impressos”