Descrição
A escola e os adolescentes em condutas de risco
Autoras: Julia Siqueira da Rocha, Ione Ribeiro Valle, Morgana Dreon e Vera Márcia Marques Santos
ISBN: 978-85-524-0523-8
Páginas: 196
Páginas: 196
Peso: 315g
Ano: 2025
16 x 23 cm
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O tema da (in)disciplina integra os saberes essenciais aos profissionais, estudantes e famílias que compõem os contextos escolares. Sua importância equipara-se aos estudos sobre processos de ensino e aprendizagem, pois garantir o ensino e a aprendizagem está diretamente ligado ao clima escolar positivo. Em outras palavras, a educação prospera em ambientes onde os princípios democráticos acolhem a diversidade cultural, étnica, religiosa, sexual, econômica, habilidades variadas e diferentes personalidades, promovendo o bem-estar e a convivência cidadã, afastando-se, assim, de contextos de violência.
Ao investigar os indisciplinados na escola, deparamo-nos com situações frequentemente associadas a tentativas (malsucedidas) de encontrar soluções externas ao contexto educacional. Referimo-nos, portanto, aos processos de patologização de crianças e adolescentes, que se intensificaram e se ampliaram nos ambientes escolares contemporâneos. Quem são os indisciplinados e os patologizados? Estariam todos doentes e necessitados de contenção medicamentosa? Casos observados nas escolas revelam vidas e experiências que precisam ser compartilhadas, questionadas e ressignificadas. Esta obra interessa a pais, profissionais da educação, médicos, psicólogos, profissionais da justiça e estudantes de licenciatura.
Ao investigar os indisciplinados na escola, deparamo-nos com situações frequentemente associadas a tentativas (malsucedidas) de encontrar soluções externas ao contexto educacional. Referimo-nos, portanto, aos processos de patologização de crianças e adolescentes, que se intensificaram e se ampliaram nos ambientes escolares contemporâneos. Quem são os indisciplinados e os patologizados? Estariam todos doentes e necessitados de contenção medicamentosa? Casos observados nas escolas revelam vidas e experiências que precisam ser compartilhadas, questionadas e ressignificadas. Esta obra interessa a pais, profissionais da educação, médicos, psicólogos, profissionais da justiça e estudantes de licenciatura.
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JULIA SIQUEIRA DA ROCHA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na Université de Strasbourg, França. Mestre em Educação pela UFSC e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Itapetinga. Foi consultora educacional, por 33 anos, na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. É professora do curso de Pedagogia no CEAD-UDESC. Pesquisadora de justiça na educação, integra o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu, no PPGEUFSC.
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio doutoral na Université de Strasbourg, França. Mestre em Educação pela UFSC e graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Itapetinga. Foi consultora educacional, por 33 anos, na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. É professora do curso de Pedagogia no CEAD-UDESC. Pesquisadora de justiça na educação, integra o Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu, no PPGEUFSC.
IONE RIBEIRO VALLE
Doutora em Ciências da Educação pela Université de Paris V e com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Professora de Sociologia da Educação no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (PPGEUFSC), onde investiga temas de justiça na educação. Pesquisadora do CNPq.
Doutora em Ciências da Educação pela Université de Paris V e com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Professora de Sociologia da Educação no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (PPGEUFSC), onde investiga temas de justiça na educação. Pesquisadora do CNPq.
VERA MÁRCIA MARQUES SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com intercâmbio na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Educação e Cultura e especialista em Educação Sexual, com graduação em Pedagogia e habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora associada no Centro de Educação a Distância (CEAD-UDESC), atua na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-
UDESC), com ênfase nos direitos humanos. Líder do grupo de extensão e pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (CNPq/UDESC) e membro fundadora dos laboratórios LabDH e LabEduSex, integra também o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC).
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com intercâmbio na Universidade de Lisboa, Portugal. Mestre em Educação e Cultura e especialista em Educação Sexual, com graduação em Pedagogia e habilitação em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora associada no Centro de Educação a Distância (CEAD-UDESC), atua na Licenciatura em Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI-
UDESC), com ênfase nos direitos humanos. Líder do grupo de extensão e pesquisa em Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (CNPq/UDESC) e membro fundadora dos laboratórios LabDH e LabEduSex, integra também o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UDESC).
MORGANA DREON
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo CBI of Miami e em Gestão Empresarial Estratégica pelo SENAC/SC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharel em Gestão de Comunicação Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq), ambos na UFSC.
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo CBI of Miami e em Gestão Empresarial Estratégica pelo SENAC/SC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharel em Gestão de Comunicação Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina (GPEFESC/CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/CNPq), ambos na UFSC.
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