Comunicação Pública: pesquisa e práticas e-book parte 2

(Downloads - 192)

Descrição

Organização: Maria Helena Weber, Marja Pfeifer Coelho e Carlos Locatelli

ISBN: 978-85-7474-987-7

Páginas: 728 il.

Ano: 2017

Dos grandes acontecimentos e temas que provocam a sociedade, pautando o debate público, às práticas de instituições públicas e privadas, passando pela experiência amplamente estudada da administração Popular em Porto Alegre (1989-2005), este livro registra não apenas as pesquisas empreendidas pelo Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop), mas também as bases teóricas que delineiam a comunicação pública como instância fundamental à qualidade das democracias contemporâneas.

Marcas de fazer, marcas de pensar. As reflexões aqui reunidas são um registro da trajetória do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Pública e Política (Nucop), grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e liderado pela professora Maria Helena Weber. Nestas páginas, são as questões da vida pública e o modo de estudá-las que assumem o foco principal – provocações enfrentadas como pesquisa que contribuem para o entendimento da comunicação pública em suas diferentes dimensões, culminando com a hipótese de conceito indicador da qualidade do próprio regime.

As articulações entre Sociedade, Meios de Comunicação e Estado em torno de temas de interesse público mobilizam atores diferenciados conforme as questões em pauta; produzem variados regimes de visibilidade; criam expectativas de comportamentos de acordo com uma dimensão normativa cara à democracia; efetuam-se em uma facticidade que requer registro, estudo e crítica. É nesta riqueza teórica e empírica que os textos aqui reunidos são tecidos, cada qual na especificidade de seu objeto, cada qual buscando nas linhas e entrelinhas o papel e o espaço da comunicação pública nestas interações.

Em alguns casos, são grandes acontecimentos que deflagram o processo de interação necessário à experiência pública, ou temas que despertam e mobilizam o debate. Muitas vezes, esse esforço de pesquisa apanha a história em curso, como mais um registro – o acadêmico – sobre questões públicas contemporâneas.  Em outros, trata-se de averiguar como diferentes instituições comportam-se e estruturam-se para participar de processos de comunicação pública – e assim avaliar as possibilidades e limites das atuações de diferentes redes e atores.

Há também o registro da experiência da Administração Popular em Porto Alegre (1989-2005), peculiar em sua inovação da forma de comunicar e entender a cidade. Todas essas contribuições partilham a inscrição da trajetória do próprio Nucop: um lugar de reflexão das questões da vida pública contemporânea.

Autores/as

Adriana Montanaro-Mena

Adriane Figueirola Buarque de Holanda

Alexandre Haubrich

Aluízio de Azevedo Silva Júnior

Amanda Marcolin Simon

Ana Javes Luz

Bruno Kegler

Camila Lângaro Becker

Camila Moreira Cesar

Carlos Locatelli

Carmen Regina Abreu

Denise Avancini Alves

Fernanda Natasha Bravo Cruz

Florenza Zandonade Carnielli

James Görgen

Josemari Poerschke de Quevedo

Laerson Bruxel

Leandro Stevens

Manoella Neves

Marcelo Xavier Parker

Marcos Vinícius Pereira

Maria Helena Weber

María Patricia Téllez Garzon

Marja Pfeifer Coelho

Marlise Viegas Brenol

Pedro Luiz da Silveira Osório

Sandra Bitencourt de Barreras

Sandra de Deus

Tânia Silva de Almeida

Tiago Gautier Ferreira Borges

Wesley Lopes Kuhn

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Comunicação Pública: pesquisa e práticas e-book parte 2”