Compreensão de textos e consciência textual – Caminhos para o ensino nos anos iniciais

R$36,00

17 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-7474-651-7

Descrição

Autoras: Vera Wannmacher Pereira e Leonor Scliar-Cabral

ISBN: 978-85-7474-651-7

Páginas: 124


Peso: 200g


Ano: 2012

Capa: Rodrigo Poeta

Aqui um link para outras criações do Rodrigo Poeta

Esta publicação é destinada aos professores de anos iniciais, a quem cabe organizar e desenvolver atividades de compreensão textuais com suas crianças, em particular aos docentes de metodologia de ensino, e também aos pesquisadores da leitura (da Linguística, da Educação, da Psicologia, da Fonoaudiologia e das Neurociências). Traz ao leitor informações teóricas sobre a compreensão e consciência textual e sugere caminhos para o ensino no 3° e no 4° ano iniciais.

O livro está organizado “em dois momentos nítidos”, como explicam as autoras: um para apresentação de fundamentos teóricos sobre leitura e outro para apresentação de sugestões de atividades.
No primeiro são desenvolvidos tópicos, incluindo pequenos resumos, sobre contexto do aprendizado e do ensino, compreensão textual, estratégia de leitura, consciência linguística, consciência textual e procedimental, memória declarativa e procedural, gêneros e sequências textuais.
No segundo momento, são apresentadas sugestões de atividades para trabalho no 3° e no 4° ano.

Autoras

Vera Wannmacher Pereira possui mestrado e doutorado em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e pós-doutorado em Psicolinguística. Na PUCRS, desenvolve atividades como professora, pesquisadora e orientadora e coordena o Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem − CELIN/FALE, que se caracteriza por trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão. Seus estudos e experiências estão situados na Psicolinguística, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura.

Leonor Scliar-Cabral é doutora em Linguística pela USP, Professora Emérita, titular aposentada pela UFSC e pós-doutorada pela Universidade de Montreal. Eleita em julho de 1991 na Universidade de Toronto, Presidente da International Society of Applied Psycholinguistics, reeleita na Universidade de Bolonha, é atualmente Presidente de Honra. Foi presidente da União Brasileira de Escritores em Santa Catarina (1995-1997) e presidiu a ABRALIN, no biênio 1997-1999. Pertence ao Conselho Editorial de: International Journal of Psycholinguistics, Cadernos de Estudos Linguísticos, Letras de Hoje (fundadora), Revista da ABRALIN, entre outros. Pesquisadora do CNPq desde a década de 1970, coordena o Grupo de Pesquisa Produtividade Linguística Emergente, alimentando o banco mundial de dados CHILDES e os projetos “Ler & Ser: Combatendo o Analfabetismo Funcional” e “Cátedra UNESCO MECEAL” na UFSC. Com dezenas de trabalhos publicados no Brasil e no exterior, citam-se Introdução à Linguística (Globo, 7ª edição); Introdução à Psicolingüística (Ática, 1990); Romances e Canções Sefarditas − Sec. XV ao XX (Massao Ohno, 1990); Memórias de Sefarad (Athanor, 1994); De senectute erótica (Massao Ohno, 1998); Poesia espanhola do século de ouro (Letras Contemporâneas, 1998); “O outro, o mesmo” (In J. L. Borges, Obra completa, Globo, 1999); Cruz e Sousa, o poeta do desterro (versão poética para o francês, com Marie-Hélène Torres, das legendas do filme de Sylvio Back, Sete Letras, 2000); Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização (Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (Prym, 2006); com C. R. Caldas-Coulthard (Orgs.), Desvendando discursos: conceitos básicos (EDUFSC, 2008); Sagração do Alfabeto (São Paulo: Scortecci, 2009); Psycholinguistics Scientific and technological challenges (Org., EDIPUCRS, 2010). Foi indicada como finalista do Prêmio Jabuti 2010, na categoria Poesia, pela obra Sagração do Alfabeto.

Informação adicional

Peso 200,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Compreensão de textos e consciência textual – Caminhos para o ensino nos anos iniciais”