Descrição
Autor: Diego Weigelt
Páginas166
Peso: 220g
ISBN: 9788552400080
Ano: 2017
Com a vertiginosa ascensão da internet, avançam em todo o mundo os estudos de rádio, mídia sonora e suas interfaces com as tecnologias emergentes. Ampla audiência, credibilidade e vínculos com todos segmentos sociais exigem da radiofonia novos formatos, modelos de negócios e inovação, sobretudo num momento de transição para plataformas digitais e com a recepção em múltiplos dispositivos, particularmente em smartphones. Neste livro, Diego Weigelt trata de um tema pouco estudado, o consumo de rádio entre jovens no Brasil e em Portugal, numa nova fase de estudos de recepção, em que a compreensão das dinâmicas interacionais em torno do meio ganha maior destaque, dividindo as atenções com análises de discurso ou de representações veiculadas no dial. Uma publicação destinada a todos que pensam e fazem rádio.
Nesse cenário de novas tecnologias e novos hábitos de consumo, é fundamental compreender a relação entre os jovens e o rádio. Neste livro o autor trata de uma amostra de dois grupos específicos de Lisboa (Portugal) e Porto Alegre (Brasil), numa faixa de 15 e 18 anos.
No primeiro capítulo explica a sua escolha como foco de pesquisa e a sua relação com as novas tecnologias. A simplicidade do rádio possibilita uma ampla difusão a pessoas de todas as idades, classes sociais, escolaridades etc. É o meio de comunicação que mais usufrui do processo de convergência.
O segundo trata dos jovens, entre outras questões, de suas características, diferenças em relação às crianças e aos adultos, aspectos culturais, biológicos e psicológicos. Delineia um conceito de jovem e discute sua relação com o rádio e cultura de consumo.
No terceiro capítulo descreve e analisa os resultados da pesquisa empírica. Aborda o conteúdo radiofônico, dispositivos, usos e hábitos dos jovens, enfim, traz os elementos que compõem uma possível cultura jovem de consumo radiofônico.
No final do livro, o autor destaca suas principais conclusões e aponta novos rumos de estudo e questões sobre o tema.
Diego Weigelt é doutor em Ciências da Comunicação − Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalha na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e é membro do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas e da Rede de Estudos de Rádio e Som, em Portugal. Conhece 24 países e possui experiência de mais de 10 anos na área de comunicação, com ênfase em rádio.
Avaliações
Não há avaliações ainda.