Descrição
Autor: Ailton Bueno Scorsoline
ISBN: 978-65-88401-70-5
Páginas: 130
Peso: 212g
Ano: 2021
A busca pela qualidade na educação superior possui caminhos tortuosos, conforme os objetivos que se propõe para uma sociedade em constante transformação. A Avaliação Institucional é um instrumento democrático que debate o papel da universidade, todavia, quando posta sobre o crivo de critérios “consensualmente” estabelecidos pelo mercado, perde seu sentido ético de formação humana e socialização do conhecimento.
Sob a lógica do controle, a Acreditação surge como forma interventiva em termos de avaliação, numa lógica de “melhoria da qualidade”, expropriando por meio de agências a autonomia universitária para realizar esse debate junto a sociedade.
Compreender essas relações e sua contextualização no atual momento histórico deste início de século XXI são determinantes para enxergarmos o futuro da educação na universidade e como será a formação da humanidade nas próximas gerações.
A presente obra corresponde a parte do trabalho de investigação que conduziu à elaboração da tese de doutoramento em Educação, em que se discute o processo de avaliação da qualidade da educação superior.
Assumindo um posicionamento crítico sobre o cenário contemporâneo neoliberal, o autor analisa a educação superior nas últimas três décadas e destaca as múltiplas formas e significados que a busca pela qualidade educacional tem alcançado na reorganização de estruturas e sistemas educacionais alinhadas aos interesses do mercado.
Ailton Bueno Scorsoline
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Mestre e doutor em educação, com publicações acadêmicas relacionadas às políticas educacionais para educação superior. Formação acadêmica em Letras, Pedagogia e Direito, é advogado, especialista em legislação da educação superior e gestão de instituições universitárias. Na UFSCar, exerce o cargo de Chefe da Seção de Desenvolvimento Pedagógico e Formação Docente – campus Sorocaba, docente convidado do MBA em Docência no Ensino Superior e membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. É professor da Faculdade de Direito de Itu e docente avaliador pertencente ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) e Conselho Estadual de Educação de São Paulo.
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