Viver e escrever – Cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (Sec XX)

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Categoria: SKU: 978-85-7474-855-9

Descrição

Autoras: Maria Teresa Santos Cunha e Flávia de Freitas Souza

ISBN: 978-85-7474-855-9
Páginas: 44 il.
Peso: 220g
Ano: 2015
Insular Livros


Esta obra se insere no Projeto de pesquisa “Perfil de uma biblioteca, traços de um leitor: estudos sobre acervos de professores catarinenses – Victor Márcio Konder (1920-2005) e Elpidio Barbosa (1909-1967)”, coordenado pela Prof.ª. Drª. Maria Teresa Santos Cunha (Departamento de História/ UDESC).

Apresentação

No tempo presente, marcado pela aceleração (NORA, 1993), o medo do esquecimento se traduz em esforços de preservação de práticas de escritas passadas onde se encontram possibilidades de uma construção identitária. Nessa perspectiva, este estudo objetiva analisar um acervo pessoal de cadernos com informações sobre aulas ministradas, conteúdos trabalhados, expectativas, valores e crenças vigentes na sociedade em que foram produzidos e circularam e, analisados, podem contribuir para compreensão da vida de um sujeito pelas práticas de escrita. Este trabalho é sobre o acervo de cadernos do professor catarinense Victor Márcio Konder (1920-2005), analisados como escritas ordinárias e como registros de uma trajetória que contém indícios sobre sua formação, interesses de leitura, hábitos de escrita, formas de relacionar-se com o conhecimento que o configuraram como intelectual, professor nas décadas de 60 a 80 do século XX. O acervo possui quarenta e cinco cadernos manuscritos onde foi possível mapear aspectos da vida do proprietário, a partir das seguintes questões: Quem era o seu possuidor? Como entender a historicidade desses materiais, no âmbito da História da Educação? Como tirar do esquecimento estes objetos de escrita ordinária? Qual o sentido histórico e cultural dessa coleção? A análise considera sua construção como intelectual e homem de letras baseados nos estudos de Chartier e os diálogos teóricos se situam tanto no campo da História da Educação e da Leitura (NÓVOA, 2003 e CHARTIER,1998) e é tributária, também, da História do Tempo Presente que considera o retorno do sujeito significante através da proposição biográfica (DOSSE, 2009). O estudo destaca os vários sentidos dos cadernos: como escritas ordinárias; testemunha de uma construção de si; relíquias conectadas com uma sensibilidade nostálgica e como uma coleção a ser arquivada como objeto e patrimônio da cultura material da escola.
Maria Teresa Santos Cunha

As Autoras
Maria Teresa Santos Cunha, é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq
[email protected]

Flávia de Freitas Souza, é Acadêmica do Curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC Bolsista IC/CNPq
[email protected]

Informação adicional

Peso 220,00 g
Dimensões 28 × 28 cm

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