Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: Origem e pressupostos – Volume 1

R$36,00

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Categoria: SKU: 978-85-7474-687-6

Descrição

Organizadoras: Adriana Bauer, Bernardete A. Gatti e
Marialva Tavares

ISBN: 978-85-7474-687-6


Páginas: 192


Peso: 300g


Ano: 2013
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Capa: Rodrigo Poeta

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Este livro é um balanço e, ao mesmo tempo, um momento de reflexão sobre o que se está fazendo em avaliação de redes educacionais no país. Reflexão mais que necessária pelas implicações que essas avaliações têm gerado. Caminhamos e avançamos, sem dúvida, mas agora é um momento propício para se refletir sobre essa caminhada, considerando as questões científico-técnicas, políticas e educacionais envolvidas. Este livro, justamente, reúne trabalhos e debates em que essa temática é abordada. Oferece um momento para que as rotinas nas quais enveredamos nas avaliações de desempenho escolar e seus consequentes sejam analisados mais a fundo. Com isso, espera-se contribuir com aperfeiçoamentos e redirecionamentos dessas práticas.

Bernardete A. Gatti

Este primeiro volume contém parte dos textos e reflexões do Ciclo de Debates – 25 anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil, realizado pela Fundação Carlos Chagas no ano passado, reunindo pesquisadores, especialistas e gestores públicos com reconhecida experiência na realização dessas avaliações, em torno de um tema essencial e determinante no cenário nacional e internacional da educação.

O Ciclo foi organizado em três eventos: Origem e pressupostos da avaliação de sistemas, Implicações das avaliações de sistema educacional e Reflexões a partir de estudos e experiências de avaliação.

Fez-se uma retrospectiva analítica da experiência brasileira nessa temática e pautaram-se os marcos e questões de referência à produção de conhecimento e formulação de políticas no campo da educação.

O debate ainda tratou dos efeitos dessas avaliações sobre os sistemas educacionais e sobre as tendências de usos de seus resultados nas redes de ensino. Isso possibilitou discutir a capacidade de contribuição dos modelos de avaliação para elevar os padrões educacionais, visando assegurar o direito de toda a população a uma educação de qualidade, como também os impasses e desafios resultantes da política de avaliação de resultados nos sistemas de ensino.

Enfim, uma publicação que sistematiza a história dos sistemas de avaliação da educação no Brasil desde os seus primórdios e subsidia as tão necessárias discussões sobre o tema.

Autores
Adriana Bauer

Marialva R. Tavares

Juan Casassus

Bernardete A. Gatti

Dirce Nei Teixeira de Freitas

Ruben Klein

Maria Inês Gomes de Sá Pestana

Maria Angélica Pedra Minhoto

João Luiz Horta Neto

Maria Alba de Souza

Informação adicional

Peso 300,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

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