Produção de Programas de Rádio: do roteiro à direção

R$27,00

Categorias: , SKU: 978-65-88401-95-8

Descrição

Autor: Mario Kaplún

Eduardo Meditsch e Juliana Gobbi Betti
Organizadores da tradução

ISBN: 978-65-88401-95-8

Páginas: 436
Ano: 2021 (versão digital da edição impressa de 2017)

Daquele tempo a este mundo digital de hoje muito mudou, no rádio e na vida. Entretanto, este livro segue sendo lido em universidades e escolas de comunicação. As razões para que isso tenha ocorrido podem ser várias. Talvez a totalidade de seu percurso, que vai desde a ideia inicial de um programa de rádio até os detalhes mínimos da emissão ou gravação. Sem dúvida a leveza e a clareza de sua escrita, que combina rigor conceitual e um sem fim de exemplos concretos.

Eu creio que a principal explicação desta vigência tem a ver com a origem do livro: uma grande experiência de fazer rádio, de muitos modos diferentes, a partir de uma perspectiva central que não mudou ao longo de sua vida: a do rádio como um meio para fazer pensar e sonhar, para provocar debate e emoção.,p>
Seus radioteatros viajaram por todo o continente, em centenas de milhares de discos e cassetes, em centenas de emissoras e milhares de grupos, em espanhol, em quíchua, em aimará, em português. Em algum momento, meu pai falou e escreveu sobre a modesta técnica daqueles programas multipremiados. Com franqueza, creio que exagerava. Embora fosse verdade que o estúdio de gravações não era de última geração e a equipe de produção quase familiar, o cuidado na realização era absolutamente obsessivo.

Esse rigor e essa paixão se transformaram, em seu momento, neste livro. Talvez por isso, então, ele segue vigente. Porque ainda que muitas coisas tenham mudado desde aquele mundo até hoje, a alma e a vida do rádio, a paixão de fazer rádio, seguem estando aqui.
Gabriel Kaplún, no Posfácio

Mario Kaplún (1923-1998). Professor, pesquisador, jornalista, publicitário, roteirista, produtor, diretor e âncora de programas de rádio e televisão, autor de diversas obras de referência no campo da comunicação. Nasceu na Argentina e viveu no Uruguai, França e Venezuela, onde esteve exilado. Obras mais importantes: Producción de Programas de Radio. El guión, La realización (1978); El Comunicador Popular (1985); Comunicación entre grupos: El método del Cassette-Foro (1984); e Una pedagogía de la Comunicación (1998). Programas de rádio mais conhecidos: Club del Libre Debate; Cristianos sin censura; El Padre Vicente – Diario de un cura de barrio; Jurado n° 13 e Tierra de Muchos.
Este livro foi publicado em Quito, em 1978, pelo Ciespal (Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina), na Coleção Intiyán. Reimpresso em 1994, no México (Editorial Cromocolor), e novamente pelo Ciespal em 1999 e 2006.

Todos ouvidos colados em Kaplún e no meio rádio.
Nada mais adequado do que uma “orelha” para apresentar um livro sobre rádio. Mais ainda se a obra é Produção de Programas de Rádio: do roteiro à direção, de Mario Kaplún, e resulta de mais um trabalho coletivo do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Trata-se de uma obra canônica, especialmente para pesquisadores, professores, estudantes e para todo leitor interessado em pensar, entender e ouvir rádio, sobretudo se querem fazê-lo de uma forma mais crítica. Kaplún compreende o rádio como um meio, não apenas como um veículo que pode ser facilmente substituído ou sucedido por outro, desconfigurando-se ou mesmo desaparecendo. Um meio com imensas potencialidades educativas e culturais, a serviço do popular, do interesse público, ao qual deve estar sujeita toda a comunicação, tanto a pública e estatal quanto a comercial. Não basta ter uma valiosa e verdadeira mensagem radiofônica a emitir, e querer e poder divulgá-la. É preciso saber produzí-la, saber como dizê-la aos microfones, conhecer e saber trabalhar o meio na sua completude, com todas suas características e especificidades, limitações e possibilidades. Somente assim, o nosso rádio poderá ser escutado, atendido e ouvido.
Alô, alô público do rádio, boa e atenta audição a todos e todas!

Valci Regina Mousquer Zuculoto
Coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom

Informação adicional

Peso 535,00 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Produção de Programas de Rádio: do roteiro à direção”

Você também pode gostar de…