Poderes do som: Políticas, escutas e identidades

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Categoria: SKU: 978-65-86428-21-6

Descrição

Organizadores: José Cláudio S. Castanheira, Dulce Mazer, Pedro Silva Marra, Marcelo Bergamin Conter, Cássio de Borba Lucas e Mario Arruda

ISBN: 978-65-86428-21-6

Páginas: 412 il.

Ano: 2020

Depois de ler este livro, você nunca ouvirá o mundo ao seu redor da mesma maneira. Os poderes do som surgem de várias formas e afetam a todos nós de maneiras distintas. A ideia de sonoridade, um conceito central em Poderes do Som, inclui os aspectos acústicos e materiais do som e também os significados e valores sociais atribuídos a eles por indivíduos e comunidades. Esta é uma compilação empolgante e contemporânea que transcende qualquer disciplina. A maioria dos exemplos é extraída da experiência brasileira, o que incentivará os leitores a prestarem atenção aos sons que talvez nunca tenham notado antes.

Anthony Seeger, autor de Porque Cantam os Kĩsêdjê
Poderes do Som é o resultado de uma estimulante confluência de abordagens sobre o som, a partir de muitas disciplinas diferentes no Brasil e no exterior. Seu conteúdo baseia-se em numerosas tradições intelectuais e artísticas e fornece uma excelente introdução à variedade e efervescência dos estudos de som no século XXI. Muitos dos capítulos refletem sobre o fenômeno sonoro brasileiro contemporâneo. Depois de ler este livro, você nunca mais ouvirá o seu mundo da mesma maneira.
Poderes do Som nasceu do trabalho do Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologias (GEIST), da Universidade Federal de Santa Catarina e com a participação de pesquisadores de diferentes instituições no Brasil, e de duas conferências internacionais que o grupo organizou sobre sonoridade em 2019. Sonoridade é um conceito central que inclui os aspectos acústicos e materiais do som e também seus significados e valores sociais dados pelos indivíduos e grupos. As conferências reuniram renomados estudiosos internacionais, incluindo Martin Daughtry e Timothy Taylor, cujos capítulos sobre os sons da guerra e sobre a circulação, troca e valor da música iniciam e fecham o volume, juntamente com muitos estudiosos brasileiros de música, paisagens sonoras, tecnologias, antropologia, política e cultura, cujos trabalhos se concentram na importância dos sons no Brasil. Cinco artistas descrevem suas performances sonoras em “intervenções” cujos registros estão disponíveis na página online da conferência.
Organizado em três partes, com uma introdução à epistemologia da sonoridade, dezessete capítulos e cinco intervenções sonoras, este livro é uma contribuição empolgante e extremamente útil ao estudo interdisciplinar de sons, tecnologias, valores e seu uso e importância na vida social brasileira.Anthony Seeger, Professor de Etnomusicologia, Emérito, UCLA
Lista de autores
Alex Martoni, Ana Beatriz Moreto do Vale, Camila Proto, Cassio de Borba Lucas, Denise Barata, Dulce Mazer, Fabio Camarneiro, Fábio dos Passos Carvalho, Felipe Gue Martini, Felipe Viana Estivalet, Flávio Luiz Schiavoni, Henrique Iwao, J. Martin Daughtry, João Augusto Neves Pires, João Francisco Porfírio, João Teixeira Araújo, Jordan Zalis, Jorge Bruno Ventura, José Cláudio S. Castanheira, Juliana Carla Bastos, Luís Cláudio Ribeiro, Marcelo Bergamin Conter, Marina Mapurunga de M. Ferreira, Mario Arruda, Maurílio Mendonça de Avellar Gomes, Melodie Michel, Pedro Marra, Rodrigo Ramos, Shannon Garland, Timothy D. Taylor

Informação adicional

Peso 560 g

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