Lógicas de produção jornalística em tempos de transformação digital: um pensamento sobre produto e adoção de metodologias ágeis

(Downloads - 228)

Categorias: , , , SKU: 978-85-524-0316-6

Descrição

Série Informação, volume 3

Autora: Mayanna Estevanim

e-ISBN: 978-85-524-0316-6

Páginas: 211

Ano: 2022

***

No ambiente digital, há escolhas em toda a estrutura da formatação narrativa que passa pela tela do sistema de publicação (o template), design de informação, fluxos de navegação, metadados, bots, entre outros recursos. Atuam atores humanos e não humanos em uma escrita que muitas vezes é iniciada em codificações maquínicas. Esse sistema narrativo é dinâmico, pode envolver diferentes profissionais em um tempo de produção distinto do hard news; lida com imprevistos que vão de bugs em alguma etapa de processamento dos dados ao formato que melhor atende ao consumidor. Algumas empresas passaram a adotar uma visão de produto no desenvolvimento de conteúdos mais complexos e com muitos recursos gráficos e tecnológicos. São distintas rotinas produtivas, muitas alinhadas à estratégia para reter e atrair novos usuários. Para contemplar o momento de transformação digital e/ou para organizar práticas redacionais, algumas ambiências têm implementado metodologias ágeis que envolvem a adoção de frameworks em um conjunto de práticas que permite a entrega de produtos em ciclos menores, alinhadas às necessidades do cliente e à proposta da empresa. Esses clientes podem ser internos ou externos, os produtos podem visar valores comerciais/financeiros ou ofertar uma prestação de serviço e valor social, como credibilidade. Como as metodologias ágeis são utilizadas na produção de conteúdos jornalísticos. Partimos do contexto contemporâneo de uso de dados, da visão de produto e da aplicação do Ágil como gestão otimizada, em estudos de casos que envolvem o Grupo RBS e o Globoesporte.com.
***
Sobre a autora:

Mayanna Estevanim é jornalista, radialista, com mestrado e doutorado em Comunicação. Nasceu em São Paulo, mas foi criada na capital do reggae, em São Luís, no Maranhão. Com uma trajetória multimídia são mais de 15 anos trabalhando em rádios e TV, com passagens por empresas como Sistema Mirante de Comunicação (filial TV Globo MA) e Rádio Globo SP. Produção, redação para portais de notícia, gestão de redes sociais e gestão de equipes em projetos de conteúdo somam-se ao universo que envolve a pesquisa em comunicação digital.

A busca por conhecimento e a vontade de fazer as pontes entre academia e mercado são presentes nos mais de 12 anos de pesquisa na Universidade Federal do Maranhão e na Universidade de São Paulo. A paixão está em fazer parte de equipes, produzir produtos e projetos sempre com a visão dos processos disruptivos em andamento.

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Lógicas de produção jornalística em tempos de transformação digital: um pensamento sobre produto e adoção de metodologias ágeis”

Você também pode gostar de…