Descrição
Série Jornalismo a rigor, volume 21
Paralelos e contrastes com os modos de fazer-saber do ensino formal
Autora: Janaíne Kronbauer
ISBN: 978-85-524-0532-0
Páginas: 396
Ano: 2025
14x21cm
***
A brilhante Tese de Doutorado que deu base a este livro resolveu enfrentar esta incrível lacuna de nossa tradição teórica. Os raros trabalhos que lhe antecederam nesta direção – descritos na revisão da bibliografia – eram em geral demasiadamente genéricos e insuficientes. A maior parte, por não saber ou não querer distinguir entre os conceitos de jornalismo, mídia e até de comunicação social, limitou bastante o seu potencial analítico.
O ineditismo do trabalho de Janaíne foi construído pela coragem de apontar e superar essas limitações. Mas sua contribuição vai muito além, pelo arsenal de referências teóricas acionado na construção de uma metodologia que viabilizou um diálogo produtivo com especialistas das áreas da Pedagogia, do Jornalismo, e da Pedagogia do Jornalismo, voltado a esclarecer a questão. O resultado, para quem ler as páginas que seguem, é uma visão inovadora da questão do conhecimento no jornalismo, em que o fazer-saber vem finalmente à luz, para completar o ciclo dialético enfatizado por Paulo Freire.
Eduardo Meditsch
***
Com vocação multidisciplinar, a Série aponta, no entanto, para a construção de uma Teoria do Jornalismo de direito próprio, que responda às questões suscitadas de dentro desta importante prática cultural. Procura assim ajudar na superação do complexo de inferioridade de uma área que se deixou colonizar intelectualmente. Não deixa, com isso, de agregar as contribuições das áreas vizinhas, mas, como propunha Otto Groth, as situa sempre como “ciências auxiliares” da nova disciplina. Busca também enfrentar os muitos preconceitos contra o Jornalismo, gerados em setores acadêmicos e campos sociais outros, e tantas vezes internalizados de forma acrítica pelas escolas de comunicação.
A Série Jornalismo a Rigor entende a Teoria como um percurso que necessariamente se distancia da prática, mas apenas para vê-la de um outro modo. Objetiva voltar a ela para transformá-la, e perde o sentido se ficar no meio do caminho: Paulo Freire advertia que o mero “balé dos conceitos” vira uma atividade supérflua que distrai a vida acadêmica e a afasta da realidade. Como nas Teses sobre Feuerbach, a práxis aqui é vista como fundamento autêntico e finalidade de toda a teoria. A práxis em que está focada a Série é a que ocorre no Jornalismo, produção social de conhecimento diferenciada, estratégica e imprescindível para a sociedade contemporânea. Que, por tudo isso, precisa sempre ser melhor pensada.
Diretor da Série Jornalismo a Rigor
Jornalista, mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professora colaboradora no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e realiza estágio de pós-doutorado júnior no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, com bolsa FAPESC-CNPq. Suas pesquisas focam nas interfaces entre Comunicação, Jornalismo e Educação, com ênfase na socialização do conhecimento por meio do Jornalismo e na Pedagogia do Jornalismo. É membra da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Avaliações
Não há avaliações ainda.