Descrição
Série Pesquisa em tipografia, volume 4
Autora: Maíra Woloszyn
ISBN: 978-85-524-0498-9
Páginas: 86 il.
Peso: 140g
Ano: 2025
16x18cm
***
O universo eletrônico, feito de bits, algoritmos e pixels, está presente todos os dias na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Seja para entretenimento, jogos eletrônicos, videoconferências, aulas ou trabalho, as mídias digitais já são uma companhia que muitos de nós não temos como evitar. A informação, que antes era impressa e estática, passou a ser exibida digitalmente, tornando-se dinâmica e parte de complexos sistemas de visualização em tela, sempre com fontes digitais.
As fontes variáveis consistem em uma tecnologia na qual uma fonte apresenta diferentes alternativas visuais para o texto em um único arquivo. Com um deslizar de botões, as letras se expandem ou se comprimem, engrossam ou afinam, realizando uma dança de formas visuais. Sendo a primeira tecnologia tipográfica a lidar com questões como interatividade, contexto e experiência de uso, dispositivos de acesso e outras características das mídias digitais, tudo de uma vez só.
Este livro é uma leitura indispensável para o estudo, uso e produção de tipografia atualmente, pois sintetiza o processo de criação de fontes variáveis, um produto de alta complexidade e muito útil em uma sociedade cada vez mais dependente de telas.
As fontes variáveis consistem em uma tecnologia na qual uma fonte apresenta diferentes alternativas visuais para o texto em um único arquivo. Com um deslizar de botões, as letras se expandem ou se comprimem, engrossam ou afinam, realizando uma dança de formas visuais. Sendo a primeira tecnologia tipográfica a lidar com questões como interatividade, contexto e experiência de uso, dispositivos de acesso e outras características das mídias digitais, tudo de uma vez só.
Este livro é uma leitura indispensável para o estudo, uso e produção de tipografia atualmente, pois sintetiza o processo de criação de fontes variáveis, um produto de alta complexidade e muito útil em uma sociedade cada vez mais dependente de telas.
***
A tipografia está em mais lugares do que nós conseguimos enxergar. Imagine, como num passe de mágica, se todos os textos compostos com fontes ficassem invisíveis. Tudo aquilo que foi composto com tipos, como os livros impressos desde a prensa de Gutenberg, em 1455, até os dias atuais, simplesmente estariam inacessíveis, séculos de conhecimento aos quais não teríamos acesso, mas a composição de livros é só um dos usos da tipografia.
Os textos compostos digitalmente estão em todos os lugares: embalagens, etiquetas, eletrodomésticos, placas de sinalização, celulares, computadores, até mesmo em sistemas complexos como os códigos de programação que mantêm a internet funcionando ou os números da bolsa de valores. Em todas essas situações, alguém se perguntou “qual fonte usar?”.
Embora fundamentais para a sociedade, as fontes muitas vezes são vistas apenas pelos aspectos visuais, porém, como afirmam Fernanda Martins e Edna Lima, a tipografia não é invisível, é espelho da sociedade. Nela se materializam relações de trabalho, valores estéticos e ideologias e, para sermos capazes de apreciar as sutilezas e magnitudes da tipografia, é que se faz presente a Série Pesquisa em Tipografia.
Os textos compostos digitalmente estão em todos os lugares: embalagens, etiquetas, eletrodomésticos, placas de sinalização, celulares, computadores, até mesmo em sistemas complexos como os códigos de programação que mantêm a internet funcionando ou os números da bolsa de valores. Em todas essas situações, alguém se perguntou “qual fonte usar?”.
Embora fundamentais para a sociedade, as fontes muitas vezes são vistas apenas pelos aspectos visuais, porém, como afirmam Fernanda Martins e Edna Lima, a tipografia não é invisível, é espelho da sociedade. Nela se materializam relações de trabalho, valores estéticos e ideologias e, para sermos capazes de apreciar as sutilezas e magnitudes da tipografia, é que se faz presente a Série Pesquisa em Tipografia.
Eduardo Cazon, Diretor da Série
***
Maíra Woloszyn é mestre e doutora em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com interesse em tipografia desde a graduação, a área é tema de suas pesquisas acadêmicas ao buscar compreender processos de uso e criação dos tipos, sobretudo no contexto das mídias digitais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.