Descrição
Organizadora: Adriana D’Agostini
ISBN: 978-85-7474-761-3
Páginas: 296 il.
Peso: 395g
Ano: 2014
Insular Livros
Este livro é fruto de um trabalho coletivo de diferentes participantes do Programa Escola Ativa em Santa Catarina, que objetivou estudar, sistematizar, planejar e implementar políticas e práticas educacionais para a valorização e qualificação das escolas multisseriadas do estado de SC.
É possível verificar nesta coletânea preocupações e visões compartilhadas entre os/as autores/autoras acerca do sentido das escolas multisseriadas que povoam os contextos rurais do estado catarinense e do Brasil. Ou seja, de um lado, as escolas e classes multisseriadas, em razão das distâncias que caracterizam os espaços rurais, foram e continuam sendo uma necessidade que se impõe como estratégia para atender as famílias de comunidades rurais no seu direito à educação. Essa estratégia, entretanto, via de regra, não é seguida dos recursos necessários para se fazer uma educação de qualidade – nem recursos materiais, nem tampouco de formação pedagógica. Este livro, na primeira par¬te apresenta dados que denunciam a precariedade e a desigualdade presentes especialmente nas escolas públicas do campo.
De outro lado, ao se problematizar a realidade das escolas multisseriadas nos contextos rurais e, principalmente, sistematizar e planejar suas práticas pedagógicas, é possível reconhecer as possibilidades que elas nos oferecem de avançar na perspectiva da escola que almejamos. Assim é que, na segunda parte da coletânea, temos importantes contribuições para a fundamentação, tanto da formação dos professores e gestores, quanto da organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo. Fica evidente, por exemplo, a partir da compreensão de como ocorrem a aprendizagem e o desenvolvimento no ser humano, que é necessário romper com a seriação, que segmenta as crianças em grupos supostamente homogêneos. Esta compreensão nos permite organizar o conhecimento, o trabalho e as demais dimensões humanas para potencializar o trabalho pedagógico e o processo de ensino aprendizagem.
Na terceira parte deste livro, temos relatos de experiências dos que ‘puseram a mão na massa’ e implementaram a proposta através da multiplicação da formação de professores, realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Por fim, nossa expectativa, com a publicação desse livro, é de que o mesmo sirva de estímulo à construção de projetos político-pedagógicos, e às práticas pedagógicas de formação e valorização dos professores das escolas multisseriadas do campo. Ou, como preferiríamos dizer, das escolas de classes heterogêneas do campo, porque terão deixado de ser seriadas.
Antonio Munarim
Instituto Educampo/UFSC
Autores/as
Adriana D’Agostini
Alcemira Amara da Cunha
Ana Carolina Galvão Marsiglia
Ana Luzia Nunes Caritá
Ana Maria Marcon dos Santos
Angelita Aparecida de Souza Vieira
Beatriz Bittencourt Collere Hanff
Carlos Eduardo Moiséis
Cesar Diniz Paqualetti
Clauci Corradi Zanesco
Claudia Glavam Duarte
Edson Marcos de Anhaia
Eliane Maria Muniz Ramos Albuquerque
Flávia Rosana Wroblescki Vieira
Giovana Simas
Giselle Miotto
Heloisa Assing
Itelvina Cavalheiro Cima
Johnny José Tomelin
Josiane Soares da Silveira
Katia Ziemer Dal-Ri
Leila Lesandra Paiter
Leonidas Roberto Taschetto
Lígia Márcia Martins
Lilian Maia Rodrigues
Luciana da Silva
Luciana Silveira Colaço
Lucimara Frigo Machado
Luiza Ramos de Lima Couto
Maria Helena Romani Mosquen
Marianne Marimon Gonçalves
Marilde Aparecida Scapin
Marilene Aparecida Coelho Henses
Natacha Eugênia Janata
Néli Suzana Quadros Britto
Rita Josélis S. F. de Souza
Rosalba Endrigo Correa de Almeida
Rozimeire Maria Macedo
Silvete Helko
Simone Eger
Simone Janice Bretzke Probst
Zanete Beal
Sumário
PARTE I – REFLEXÕES SOBRE A REALIDADE
EDUCACIONAL NO CAMPO BRASILEIRO
E A ESPECIFICIDADE DA MULTISSERIAÇÃO
1 – A Educação do Campo e as escolas multisseriadas
frente à realidade educacional brasileira
Adriana D’Agostini
2 – A escola multisseriada como potência para
tensionar algumas “verdades” do campo educacional
Claudia Glavam Duartee Leonidas Roberto Taschetto
3 – Processo de Nucleação Escolar:
uma estratégia para a democratização do ensino?
Beatriz Bittencourt Collere Hanff, Néli Suzana Quadros Britto,
Leila Lesandra Paiter, Heloisa Assing, Cesar Diniz Paqualetti
Giselle Miottoe Marianne Marimon Gonçalves
PARTE II – FUNDAMENTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO
DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM CLASSES MULTISSERIADAS
1 – Projeto Político Pedagógico, possibilidade
de repensar as classes multisseriadas?
Natacha Eugênia Janata e Edson Marcos de Anhaia
2 – Contribuições gerais para o trabalho pedagógico em salas multisseriadas
Ana Carolina Galvão Marsiglia e Lígia Márcia Martins
3 – O desenvolvimento da escrita nas perspectivas
construtivista e histórico-cultural
Ana Carolina Galvão Marsigliae Lígia Márcia Martins
4 – Espaços de aprendizagem: desafios e descobertas nas
unidades escolares do campo em Santa Catarina
Ana Luzia Nunes Caritá e Lilian Maia Rodrigues
PARTE III –
ALGUMAS EXPERIÊNCIAS A PARTIR DO
PROGRAMA ESCOLA ATIVA EM SANTA CATARINA
1 – Educação do Campo: educação que promove
a dignidade do povo Campesino
Maria Helena Romani Mosquen e Zanete Beal
2 – Escola Ativa: melhor qualidade de ensino aos
alunos do campo em Navegantes/SC
Luiza Ramos de Lima Couto e Johnny José Tomelin
3 – Caminhos para aprender na escola do campo
Angelita Aparecida de Souza Vieira
4 – A formação continuada e a prática docente no
Programa Escola Ativa no município de São José do Cerrito-SC
Ana Maria Marcon dos Santos e Eliane Maria Muniz Ramos Albuquerque
5 – Programa Escola Ativa: a intersetorialidade na valorização das
escolas do campo do município de Presidente Castello Branco
Lucimara Frigo Machado, Clauci Corradi Zanesco e Luciana da Silva
6 – A experiência docente na Escola do Campo Multisseriada
Salomão Silveira – Garopaba – Canto da Penha – SC
Josiane Soares da Silveira
7 – A importância do Programa Escola Ativa no processo de ensino e
aprendizagem das escolas multisseriadas do município de Araquari
Alcemira Amara da Cunha
8 – Valorização do cidadão do campo: escolas multisseriadas de Caçador-SC
Rosalba Endrigo Correa de Almeida, Marilde Aparecida Scapin,
Luciana Silveira Colaço e Simone Eger
9 – Implantação do Programa Escola Ativa nas classes multisseriadas
da rede municipal de Blumenau e o registro do portfólio
Rozimeire Maria Macedo e Simone Janice Bretzke Probst
10 – Relato de experiências do Programa Escola Ativa nas classes
multisseriadas na rede municipal de ensino de Urubici
Flávia Rosana Wroblescki Vieira
11 – Alfabetização e as diferentes metodologias
Ana Luzia Nunes Caritá
12 – Relato do Programa Escola Ativa no município de Correia Pinto
Marilene Aparecida Coelho Henses
13 – A aplicabilidade da metodologia do Programa Escola Ativa no dia a dia escolar
Silvete Helko e Rita Josélis S. F. de Souza
14 – Programa Escola Ativa em Chapecó:
um olhar diferenciado para escola do campo
Itelvina Cavalheiro Cima
15 – Escolas Multisseriadas nos municipios catarinenses de Paulo Lopes e Itajaí
Carlos Eduardo Moiséis e Giovana Simas
16 – Programa Escola Ativa em Joinville: relato de uma experiência
Katia Ziemer Dal-Ri
Avaliações
Não há avaliações ainda.