Escola e Vida – Uma experiência pedagógica de estudo por complexos em assentamentos do MST no estado de Santa Catarina

R$69,00

10 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-7474-725-5

Descrição

Organizadoras: Leyli Abdala Pires Boemer, Maria Salete de Miranda, Milene Peixer Loio e Viviane Lima Ferreira

ISBN: 978-85-7474-725-5

Páginas: 352 il.

Peso: 640g

Ano: 2013

Este livro, feito a muitas mãos e muitas vozes, torna pública a experiência realizada no Curso de Jovens e Adultos do Campo, a fim de socializar os acontecimentos vivenciados, com outros projetos de educação que ocorrem no contexto do campo e/ou da cidade. Nesse sentido, é preciso salutar um dos princípios norteadores para a realização desse curso, qual seja: o foco na realidade dos educandos e educandas em todo o desenrolar do processo educacional. Comprometida com a transformação social, a proposta do curso apresenta um trabalho que buscou compreender as problemáticas atuais da educação, em amplo sentido, e da educação de jovens e adultos de assentamentos do MST, em sua especificidade. O próprio título do livro sugere o desafio assumido por esse grupo do Curso de Eja-Médio do PRONERA/UFSC que, ao mobilizar a teoria dos Complexos de Estudo, realizou a escolarização e formação de 200 jovens e adultos de assentamentos e acampamentos do MST.

SUMÁRIO

Prefácio

Natacha Eugênia Janata
Apresentação

Leyli Abdala Pires Boemer

Contribuição dos complexos de estudo na construção da proposta pedagógica do Curso de EJA Ensino Médio–PRONERA/UFSC

Sandra Luciana Dalmagro e Ezequiel Antonio de Moura

Ensino de Filosofia para uma Educação do Campo: uma experiência em assentamentos do MST no interior de Santa Catarina
Leandro Marcelo Cisneros

Reflexões sobre o ensino de História no universo camponês

Rose Elke Debiazi

A Matemática vivida: A linguagem matemática como prática social

Maria Salete de Miranda

Relatos de experiências educacionais no ensino de Física para camponeses (as): uma abordagem socialista na educação do campo

Fernando Henrique Peres

Articulação entre conhecimentos populares e científicos para construir um ensino mais significativo de Biologia no Curso de Jovens e Adultos do campo do PRONERA

André Ganzarolli Martins e Ezequiel Antonio de Moura

Ensino de sociologia no meio rural: contribuições do materialismo histórico-dialético para a militância de jovens e adultos camponeses

Ana Carolina Bordini Brabo Caridá e Kelem Ghellere Rosso

Por uma geografia da luta pela terra: aprendendo e ensinando Geografia no Curso de Educação de Jovens e Adultos do campo – Ensino Médio do PRONERA

João Marcelo Vela e Silvio Marcio Montenegro Machado

Enseñanza de lengua extranjera española en la educación de jóvenes y adultos del campo – un proyecto del PRONERA/UFSC y el MST/SC

Luana de Oliveira Lopes
A agroecologia como ferramenta pedagógica na educação do campo em assentamentos de reforma agrária de Santa Catarina

Rodrigo Luiz da Silva Dutra

A luta do programa nacional de educação na reforma agrária-pronera por uma educação do campo

Glaucia Bastos do Amaral , Júlia Boemer, Luisa Boemer e Maíra Abreu Guimarães

As interações entre jovens e adultos do campo, socializando e aprendendo coletivamente: experiência da turma Paulo Freire – Campos Novos

Júlia Boemer

Relato de experiência sobre o trabalho desenvolvido no projeto de escolarização de jovens e adultos do campo

Nayanna Moser Zacchi

Direito à educação diferenciada no campo: o caso do Curso de Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio do PRONERA/SC

Marcela do Amaral Pataro Machado

A utilização dos meios tecnológicos como ferramenta de inserção e transformação social

Leyli Abdala Pires Boemer e Luisa Boemer

A prática da leitura e da escrita nas aulas de Língua Portuguesa com jovens e adultos do MST

Milene Peixer Loio e Viviane Lima Ferreira

TURMA PAULO FREIRE – Polo Campos Novos

Seguindo o rumo do conhecimento

Aline da Costa Pereira

Levar adiante

Antonio Marcos Adreoli Machado

Historia de minha vida

Camila Mendes

Como eu mudei

Cristina Pereira de Oliveira

Nunca é tarde para ser feliz

Darvil Scudélla

Dificuldades e oportunidades para um sem terra

Douglas Chavier e Paulo Cesar da Silva

Um resumo de minha história

Edson de Siqueira

Um pouco da minha história

Ernesto Soares dos Santos

Minha história em busca de um sonho

Gema Buffon Scudélla

Relato de vida, luta e retomada dos estudos numa perspectiva histórica.

Geneci Luciana de F. Adreoli

Estudando para o futuro

Jackson Bandeira

Minha vida no MST

José Adriano da Luz

Para uma visão de educação cidadã e conhecimento compartilhado

José dos Santos

Relato de experiência

Josiel Vargas

Relato de experiência

Salete Machulak

Passo triste em busca do conhecimento

Sírio Von Scharten

A camponesa

Sirley Ungaratti

TURMA FLORESTAN FERNANDES – Polo de Abelardo Luz

Mulher vencedora

Adriana Pinotti Alves

Sonhar mais um sonho

Alesandra Aparecida Kohler Andrighe

Estudar e desenvolver os conhecimentos e saberes para a reforma agrária

Anacleto José Pinotti

Ser mãe e educanda
Elizangela de Ramos Carus
Conhecendo o desconhecido
Fabiana Antunes da Costa
A EJA numa realidade do campo
Ines Barbieri Carneiro
Educação no campo, uma realidade
Isolde Gris Costa
Uma história de vida com uma muralha vencida
Ivone Alves de Quadra
Derrubando barreiras, destruindo preconceitos
Juliana Gris Costa
Mulher lutadora: desafios e conquistas
Lecir Lourdes Pinotti
Nunca é tarde para aprender
Luci I. B. de Almeida
Sempre é tempo de aprender e ensinar
Marta Rodrigues Pereira

Um sonho realizado, mas a luta continua!
Rosane Ricardo Isele
A realidade no campo para a mulher atual
Rosangela Gris
Minha história, minha vida!
Sonia Regina de Souza Candido
A mulher que vence no campo
Silvane A. P. Santos
Minha história de vida
Shaiane dos Santos

TURMA IRATÃ RODRIGUES – Polo de Catanduvas
A produção coletiva do conhecimento
Amador Gonçalves de Souza
Uma revolução se faz no coletivo
Antônio Barbosa

A conquista de um povo trabalhador para a transformação do coletivo
Denise Santos
Uma lição para a vida
Dionatan Barki de Almeida
Minha história diferente
Édina Cristina Gonçalves
EJA/Pronera: alguns aproveitam, outros não
Gaspar Valentim Czarnowski
Relato de experiência
Jovanio Antunes de Oliveira
Uma nova visão da sociedade
Junior Miranda Rodrigues
Militância: teoria e prática
Leandro Luis Lavratti
Uma visão renovada
Loreni Gonçalves
A educação é uma forma de transformação
Lucia da Silva
O dia a dia no campo
Maira Terezinha Scopel Frozza
A importância da EJA para o MST
Paulo Carneiro

Informação adicional

Peso 640,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Escola e Vida – Uma experiência pedagógica de estudo por complexos em assentamentos do MST no estado de Santa Catarina”