Comunicação e Barragens: O poder da comunicação das organizações e da mídia na implantação de hidrelétricas

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Categoria: SKU: 978-85-7474-734-7

Descrição

Autor: Carlos Locatelli

ISBN: 978-85-7474-734-7
Páginas: 360 il.
Peso: 590g
Ano: 2014

Capa e projeto gráfico: Valmor Fritsche

Prêmio Capes de Tese 2012
Menção Honrosa

Através de uma cuidadosa pesquisa empírica sobre a implantação da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, o autor examina diferentes facetas da comunicação empreendida por atores do Estado, das empresas, da sociedade civil e dos media. Nas palavras de Rousiley C. M. Maia, “uma vez que esses agentes possuem papéis, interesses, recursos e poderes distintos, a pesquisa evidencia a complexidade da expressão de um conflito social na esfera pública. Convido o leitor desse importante livro a apreciar a relevância dessa pesquisa empírica, conduzida de forma sistemática por Carlos Locatelli, a fim de lançar luz sobre o que Jürg Habermas (1996) chama de comunicação anárquica e fluxo selvagem de mensagens na esfera pública; Seyla Benhabib (1996) denomina de comunicação pública anônima e James Bohman (1996) descreve como interações e influências recíprocas da comunicação como num concerto de Jazz”.

Os desafios acompanham a pesquisa e a produção de conhecimento. Temas abordados em diferentes perspectivas teóricas e metodologias experimentadas indicam maior segurança e tranquilidade ao pesquisador. Não é o caso de Carlos Locatelli, jornalista, professor da UFSC e autor de Comunicação e Barragens, que nos apresenta uma obra originada pela pesquisa de tese realizada no PPGCOM/UFRGS, cujos desafios iniciaram pela decisão de estudar barragens e associá-las à comunicação e, necessariamente, pelo acúmulo teórico da sociologia, da antropologia e da ciência política.
Sob qualquer ângulo da leitura, os desafios podem ser identificados e mostram um complexo objeto de pesquisa constituído a partir da compreensão sobre as políticas públicas dirigidas à construção de hidrelétricas e os interesses públicos e privados e, da função da comunicação – pública e privada- para estabelecer relações e, estrategicamente, , ampliar a visibilidade dos atores políticos e das organizações privadas. Carlos Locatelli aceita essa complexidade e se debruça sobre a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, enfrentando o segundo desafio, este de ordem metodológica para realizar o adequado mapeamento dos movimentos, interesses e vozes dos moradores atingidos pela radical mudança da terra; das associações envolvidas nas negociações; das mídias regionais e a peculiaridade de sua mediação; dos discursos do governo e das organizações concessionárias.
As escolhas teóricas e metodológicas se mostraram acertadas e os resultados aqui expostos indicam as estratégias de comunicação eficazes quando têm origem no poder e a limitação da comunicação daqueles atingidos pelas barragens que, naturalmente, colocados em conflito com o espaço que lhes cabe para viver.

Maria Helena Weber, orientadora
Professora do PPGCOM/UFRGS
Pesquisadora do CNPq.

CARLOS LOCATELLI
Jornalista, mestre em economia e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolve pesquisas em torno de temas que envolvem jornalismo, comunicação organizacional e conflitos sociais.

SUMÁRIO

I.INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1– NOS DOMÍNIOS DA ESFERA PÚBLICA
1.1Esfera pública e deliberação
1.2Esfera midiática, visibilidade e discutibilidade
1.3Comunicação pública
1.4Jornalismo, meio ambiente e movimentos sociais
1.5Comunicação estratégica
1.6Interesses públicos e privados na comunicação estratégica

CAPÍTULO 2 –DESENVOLVIMENTO, BARRAGENS E COMUNICAÇÃO
2.1Desenvolvimento e a ideologia das barragens
2.2O setor elétrico brasileiro
2.3A disputa pelo espaço e pelo interesse público
2.4Do Projeto Uruguai à Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó
2.5Organizações envolvidas na implantação da Usina Hidrelétrica
Foz do Chapecó
2.5.1 Esfera do Estado
2.5.2 Esfera do mercado
2.5.3 Esfera da sociedade civil
2.5.4 Esfera do conhecimento
2.5.5 Esfera midiática
2.6A comunicação entre a lei e os interesses públicos e privados

CAPÍTULO 3– COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DO ESTADO,
DO MERCADO E DA SOCIEDADE CIVIL
3.1A comunicação das organizações do Estado
3.1.1 A comunicação na esfera federal
3.1.2 A comunicação na esfera estadual
3.1.3 A comunicação na esfera municipal
3.2A comunicação na esfera do mercado
3.2.1 A comunicação da Foz do Chapecó Energia
3.3.A comunicação das organizações da sociedade civil
3.3.1 A comunicação do Movimento dos Atingidos por Barragens
3.4.Considerações sobre a comunicação e o poder das organizações


CAPÍTULO 4 –A COMUNICAÇÃO DA MÍDIA
4.1Jornais
4.1.1 Morfologia
4.1.2 Origem das matérias publicadas
4.1.3 Enquadramentos e argumentos dos jornais
4.2Televisão aberta
4.2.1 Morfologia
4.2.2 Origem das matérias publicadas
4.2.3 Enquadramentos e argumentos da televisão
4.3.Elos entre a comunicação midiática e a organizacional
4.4.A mídia como extensão da comunicação da FCE

CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS

Barragens imaginárias: A construção de hidrelétricas pela comunicação

Informação adicional

Peso 590,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

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