Descrição
Série Estudos Culturais – Volume 4
Autora: Anelise Reich Corseuil
ISBN: 978-85-7474-564-0
Paginas: 160 il.
Peso: 240g
Ano: 2012
Ilustração da capa: Imagem do documentário Gringo in Mañanaland, cortesia de DeeDee Halleck
Como ensaio de discussão teórica, este texto apresenta alguns dos argumentos mais recentes da teoria pós-colonial, das políticas de identidade, da narratologia e do discurso histórico.
Como roteiro de estudos, ele se constitui em excelente complemento para uma mostra, que compõe um espectro que parte desde produções de grande porte, com elencos milionários (como é o caso de A Missão, de Roland Joffé, e Salvador, de Oliver Stone), até produções artesanais, de caráter militante (caso dos vídeos sobre comunidades chicanas, favelas brasileiras, Chiapas ou Cuba). Alguns desses filmes já eram acessíveis por sua inserção no mercado de vídeo (caso do road movie Diários de Motocicleta, de Walter Salles, ou do experimental Walker, de Alex Cox), outros, de títulos menos conhecidos, são agora disponíveis pelas redes de informação (como por exemplo The World is Watching, documentário canadense sobre a Nicarágua de Jim Munro e Peter Raymont).
José Gatti
O universo proposto é amplo e diversificado, e em mergulhos de diferentes profundidades vai percorrer o imaginário sobre os Estados Unidos, o México, o Brasil, mas também El Salvador e a Nicarágua, com passagens pela Argentina, Chile, Venezuela e Peru. Focando mais atentamente Chiapas, La Plata ou mesmo a favela de Vigário Geral ou onde o Texas e a Califórnia margeiam o México. Recorrendo a sotaques que vão do náuatle, maia e kuna, ao espanhol, português e inglês, com todas as suas inflexões regionais.
O ponto forte do trabalho – composto de uma série de ensaios, alguns já apresentados em congressos e publicados – é a problematização do modo de representação audiovisual em seus formatos documentários ou de ficção. Por este caminho, de maneira contundente, são explorados os limites do campo, repensado o manejo das instâncias narrativas e verificadas as estéticas metalingüísticas que lidam com o espelhamento e a alusão às imagens geradas no processo de busca do real social, repletas de intertextealidades.
Um trabalho que opera numa temática contemporânea através da sensível percepção dos artifícios da linguagem.
Tunico Amâncio
A organização do livro se estrutura a partir de três aspectos teóricos: a produção de filmes políticos denunciatórios na década de 80; filmes transnacionais da década de 90; e a vertente alegórica e paródica do filme político.
Avaliações
Não há avaliações ainda.