Descrição
Autor: Edwaldo Costa
ISBN: 978-85-7474-839-9
Páginas:288
Peso: 355g
Ano: 2015
Para avançarmos no processo democrático é necessário compreender cada vez mais a nossa história. E este livro explicita o papel que o jornal O Globo desempenhou durante a ditadura militar − um período com muitos aspectos ainda pouco investigados e expostos − e mais tarde a guinada que deu em sua postura, pressionado pelo movimento pelas liberdades democráticas, culminando com a sua recente mea culpa. No entanto, a postura e o envolvimento do jornal com o regime de exceção não pode ser apagada pelo reconhecimento de que a ditadura não pode mais se repetir ou que o apoio ao golpe de 1964 foi um erro, pois foi contínuo e inequívoco. Não foi apenas apoio editorial, como O Globo fez parecer em sua recente ‘autocrítica’, mas ideológico, ao divulgar a ideologia dos que golpearam o presidente constitucional João Goulart na Presidência da República e ao defender a militarização do país para submetê-lo, com as trágicas consequências desse processo para o povo brasileiro.
Este livro mostra como o jornal O Globo apoiou, participou e legitimou a ditadura militar. As manifestações revisionistas do jornal nos últimos anos mostram-se incompletas e não admitem seu equívoco editorial, tratando de envolver outras publicações − que apoiaram o golpe e depois passaram a criticar seus rumos e métodos − com o claro sentido de dividir a culpa de seu canhestro comportamento. Sempre esteve ao lado dos que professavam uma ideologia de direita e conservadora, como expressava habitualmente o poderoso chefe Roberto Marinho, e jamais se redimiu dos erros cometidos ou do tratamento dispensado àqueles que resistiram ao regime antidemocrático que apoiou incondicionalmente.
O autor promoveu uma revisão da técnica jornalística empregada e dos argumentos adotados para endossar o período ditatorial e mais tarde criticá-lo.
Edwaldo Costa possui doutorado em Comunicação e Semiótica, Mestrado em Comunicação Social, Especialização em Informática na Educação e graduações em Comunicação Social/Jornalismo e Ciências da Computação.
Atualmente leciona no Centro Universitário Toledo de Araçatuba.
Foi professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG); Pedagogia, Letras e Administração na União Educacional de Ensino Superior de São Paulo e orientou Trabalho de Conclusão de Curso na pós-graduação da UNESP/Marília.
Desenvolveu projetos de Pesquisa e Extensão com apoio da FAPEMIG e CAPES.
Como jornalista colaborou com órgãos de imprensa nacionais e internacionais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.