Descrição
Questões conceituais e apontamentos metodológicos
Organizadoras: Filomena Elaine P. Assolini e Andrea Coelho Lastória
ISBN: 978-85-7474-646-3
Páginas: 160 il.
Peso: 300g
Ano: 2013
***
Em um mundo em constante transformação, na educação contemporânea devemos usufruir das distintas linguagens e das novas tecnologias. Foi esse cenário que levou os autores deste livro a investigar essa perspectiva emergente no contexto escolar, buscando propostas pedagógicas essenciais e renovadoras que possam estimular educadores e educandos.
Esta publicação contém oito textos e uma entrevista com a professora doutora Maria José Coracini, relacionando linguagem e educação, além das consequências sobre o currículo, conteúdos e processos de ensino.
Apenas conviver com as distintas linguagens que permeiam a nossa sociedade, certamente, não é suficiente, pois é preciso muito mais e avançar na assimilação e entendimento, como o fazem os autores.
Entre as muitas variáveis apresentadas nesta obra, destacam-se as relações entre linguagem científica e linguagem escolar a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, bem como o dia a dia na escola e as conexões estabelecidas entre alunos e professores, além de outras.
Como dizem as organizadoras deste livro na apresentação: “Sem dúvida, esse pode ser um passo rumo à efetivação de uma educação escolar que promova rupturas, deslocamentos, transformações e, quem sabe, inovações, em sintonia com o mundo de hoje”.
Ao problematizar a escola, os autores sinalizam para um futuro mais promissor na escola básica e na universidade.
Autores
ANDREA COELHO LASTÓRIA
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Rio Claro, e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaralem Amparo-SP. Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Com pós-doutorado em Didática da História e da Geografia pela Universidad de Oviedo – UNIOVI, em Oviedo, Principado de Astúrias, na Espanha.
CLARICE SUMI KAWASAKI
Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP.
CRISTINA CINTO ARAÚJO PEDROSO
Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus Araraquara.
FERNANDA KEILA MARINHO DA SILVA
Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Geociências pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
FILOMENA ELAINE PAIVA ASSOLINI
Licenciada em Pedagogia e Letras. Especialista em Linguística. Mestre em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
LOÇANDRA BORGES DE MORAES
Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Campus de Goiânia. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais – IESA, da Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutoranda em Geografia pela Universidade de São Paulo, FFLCH/USP.
MARIA ANGÉLICA SEABRA RODRIGUES MARGINS
Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. Mestre em Estudos Literários e Semiótica pelo programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da FCLAr – Unesp, Campus de Araraquara. Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAr – Unesp, Campus de Araraquara.
MAURICIO DOS SANTOS MATOS
Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo – USP, com doutorado sanduiche em Ciências pela KatholiekeUniversiteitLeuven – Bélgica/USP e pós-doutorado em Educação pela Universidat Autònoma de Barcelona, na Espanha.
MAURO CARLOS ROMANATTO
Possui graduação em Licenciatura em Física pela UFSCar (1974), mestrado em Educação pela UFSCar (1987) e doutorado em Educação pela UNICAMP (1997).
NOELI PRESTES PADILHA
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2003).
REGINA MARIA SIMÕES PUCCINELLI TANCREDI
Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara, atual Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
SILVIA APARECIDA DE SOUSA FERNANDES
Licenciada, Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Presidente Prudente. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara.
TÁRCIA REGINA DA SILVEIRA DIAS
Licenciada, Bacharel e Psicóloga pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Ribeirão Preto/USP; Mestre em Psicologia pela Universidad Nacional Autonoma de México (UNAM); e Doutora em Ciências pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/SP.
Avaliações
Não há avaliações ainda.