Descrição
Dimas de Oliveira Estevam
ISBN: 978-85-7474-613-5
Páginas: 232
Peso: 340g
Ano: 2012
Insular Livros
Este livro nos apresenta uma experiência que vem sendo desenvolvida em todo o mundo e que, nos últimos anos, adquiriu grande importância em nosso país: as Casas Familiares Rurais. Uma proposta que vem reduzindo o êxodo rural e melhorando as condições de vida de agricultores e pescadores.
Para o Brasil o setor agrícola da economia é de fundamental importância para o seu crescimento, no entanto o país ainda é carente em investimento em formação dos agricultores.
A qualificação profissional, a escolarização e a cidadania são pontos necessários para se atingir o desenvolvimento dos agricultores e, em consequência, da agricultura. Para suprir estas deficiências, espelhado no modelo francês de formação iniciado em 1935, as Casas Familiares Rurais hoje estão presentes em mais de 40 países do mundo e o Brasil passou a experimentar esta proposta a partir de 1981 no Nordeste. No Sul, os primeiros estudos iniciaram em 1987, vindo a concretizar-se em 1989 com a primeira Casa Familiar sendo implantada no sudoeste do Paraná. Rapidamente esta modalidade de formação expandiu-se para os três estados do sul, tendo enorme aceitação por parte das famílias rurais e, mais recentemente, também por parte dos pescadores artesanais.
É um modelo de ensino que utiliza a Pedagogia da Alternância como método, ou seja, não afasta o jovem rural da sua família, do seu meio e de sua realidade. Todo o conhecimento adquirido por estes jovens e suas famílias leva em consideração tais interesses e necessidades.
A ARCAFAR/SUL – Associação Regional das Casas Familiares Rurais da Região Sul do Brasil −, criada em 1991 para coordenar e interagir com os municípios e regiões interessadas no projeto, passou então a ter instituições e pessoas simpáticas a proposta e dispostas a contribuir para o seu crescimento na região e no país.
Neste projeto, órgãos públicos, universidades e organizações representativas da sociedade se incorporaram, fortalecendo e ajudando a solidificar a proposta no meio agrícola e pesqueiro.
Foi com satisfação que a ARCAFAR/SUL recebeu o apoio de professores ligados às universidades dispostos a desenvolverem estudos aprofundados com a finalidade de dar base científica a este trabalho dentro da nossa realidade. Exemplo concreto disso está sendo apresentado pelo Prof. Dimas de Oliveira Estevam em seu livro Casa Familiar Rural: A formação com base na pedagogia da alternância, um estudo que nos permite dar continuidade com segurança ao trabalho iniciado no sul do País na década de 1980.
José Milani Filho
Presidente da ARCAFAR/SUL e Vice Presidente da AIMFR
O autor
Dimas de Oliveira Estevam é economista, mestre em Administração e doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É professor da UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense), Coordenador do GIDAFEC – UNESC/CNPq (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar e Educação do Campo), Secretário da APEC (Associação dos Pesquisadores em Economia Catarinense) e Membro do Conselho Editorial da Editora da Unesc.
Avaliações
Não há avaliações ainda.