Descrição
trajetórias de esperança
Autor: Lourival José Martins Filho
ISBN: 978-85-7474-566-4
Páginas: 112 il.
Peso: 170g
Ano: 2011
Este livro é uma reflexão sobre a alfabetização de jovens e adultos. Ler e escrever, segundo o autor Lourival José Martins Filho, é um direito dos cidadãos e representa um grande desafio a ser superado, com cumplicidade, criatividade e criticidade.
O autor desta obra nos apresenta o resultado de suas reflexões como educador. Compreende a educação como uma múltipla vivência em direção a uma sociedade mais justa e mais fraterna.
No contexto da alfabetização de jovens e adultos, diz que este livro “flui como um grito em defesa do direito à educação para todos”.
Lourival José Martins Filho possui Graduação em Pedagogia, Especialização em Alfabetização e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina − UDESC. Doutorado em Teologia na área de concentração em Educação e Religião pela EST/RS. Na UDESC é Professor Associado de Didática e Prática de Ensino do Departamento de Pedagogia e Diretor de Ensino do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED. Representa a UDESC no Conselho Municipal de Educacão de Florianópolis, no Fórum Catarinense de Educação Infantil e na Agenda Catarinense de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. É também Avaliador do MEC/INEP para os cursos de Pedagogia. Coordena projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em Formação Docente. Atualmente realiza Estágio Pós Doutoral em Teologia pela Pontificia Universidade Católica do Paraná − PUC/PR na supervisão do Professor Dr. Sérgio Rogério Azevedo Junqueira.
Da mesma forma que as histórias de Dona Rosinha um dia encantaram aquele menino, hoje conhecido no meio acadêmico como Professor Dr. Lourival, o livro Alfabetização de jovens e adultos – trajetórias de Esperança encanta a quem tem a oportunidade de adentrar em sua linda história, pela escrita poética, humana e inquietante. São palavras em movimento que revelam que educação é vida e esperança.
A discussão sobre Alfabetização de Jovens e Adultos, com certeza, ganha uma grande contribuição com a publicação deste livro que, tal como o autor, não passa em vão aos sentidos dos que se interessam e são comprometidos com um mundo melhor e entendem que a educação é um componente fundamental para tal.
Mais que uma obra bibliográfica, é um irrecusável convite à reflexão sobre a necessidade de considerar os desejos e anseios dos jovens e adultos que buscam adentrar no mundo “letrado” não como meros espectadores, mas como protagonistas neste processo que clama pela conquista que lhes foi negada em um determinado tempo e espaço
Que sirva de um alerta para que os educadores, gestores e a sociedade em geral considerem a alfabetização de jovens e adultos como uma prioridade e ao mesmo tempo como uma inquietação que põe em xeque nossos métodos pedagógicos e nossas políticas educacionais e sociais.
Profa Alba Regina Battisti de Souza
Professora Associada do Departamento de Pedagogia
Centro de Ciências Humanas e da Educação ─ FAED
Universidade do Estado de Santa Catarina ─ UDESC
Avaliações
Não há avaliações ainda.