Descrição
Autor: Fernando Alexandre
Ilustrações: Andrea Ramos
ISBN: 978-85-524-0518-4
Páginas: 182 il.
Peso: 240g
Ano: 2025
14x21cm
***
Esse pequeno dicionário com os falares da Ilha de Santa Catarina surgiu de duas necessidades. A primeira delas de entender um pouco mais a alma deste povo alegre, desconfiado, ingenuamente irreverente e colorido como sua ilha. A segunda, de esvaziar uma gaveta cheia de palavras que fui acumulando durante os anos em que aqui vivi e vivo.
Espero que ao resgatar, incorporar e registar essas palavras e expressões tenha conseguido flagrar a musicalidade, a sonoridade e esse jeito gostoso e muito próprio que os moradores da ilha têm de mastigar as palavras, de flexionar a voz e de ver e sentir o que está a sua volta.
Fernando Alexandre
(Primavera 2003)
***
O autor
Natural de Maceió, pisciano de 1950, Fernando Alexandre foi poeta, jornalista e editor. Bisneto de açorianos, a primeira vez que esteve na Ilha de Santa Catarina foi urbano: morou no centro e trabalhou por dois anos no jornal
O Estado. Na segunda foi rural: morou desde 1988, até seu falecimento em 2021, no extremo sul da Ilha. Também trabalhou nos principais jornais e revistas do Paraná e São Paulo (
Estado de São Paulo, Folha de Londrina, Veja, O Globo, Shopping News etc.). Foi um dos criadores do Centro de Artes Lira Paulistana, produziu discos e espetáculos musicais e é um dos criadores da grife poética e Editora Cobra Coralina. E do projeto Tainha na Rede.
www.tainhanarede.blogspot.com
***
A ilustradora
Andrea Ramos é artista gráfica, ilustradora e jornalista. Também muralista e mosaicista. Natural de Curitiba, 1952, mudou-se para Florianópolis em 1988, quando passou a ser responsável pelos projetos gráficos da Cobra Coralina Edições, da qual é uma das criadoras. Como ilustradora de livros infantojuvenis tem diversos trabalhos publicados pelas editoras Saraiva, Brasiliense, Atual, Geração, FTD, Insular e Letras Brasileiras. Mora na Bahia desde 2021, onde continua a desenvolver o seu trabalho.
Avaliações
Não há avaliações ainda.