Descrição
Série Mídia Sonora, Volume 3
Autor: Anderson Baltar
ISBN: 978-85-524-0484-2
Páginas: 180 il.
Peso: 295g
Ano: 2024
***
[…] O Carnaval é um evento audiovisual e nos permite explorar uma infinidade de sons que a televisão não apresenta.
O Carnaval é uma disputa. Tem um campeonato em jogo e nós precisamos posicionar o ouvinte sobre quem atuou melhor, quem marcou mais gols e deve ser o vencedor, mais uma coisa que a televisão não faz.
Não temos imagem, mas temos algo até melhor – a imaginação. A grande arte do radialista é guiar o ouvinte na construção da sua própria imagem mental dos fatos que estão sendo narrados. […]
E tem o mais importante: podemos trabalhar com a emoção de um “Grito de guerra”, de um discurso inflamado do presidente; a emoção dos nossos repórteres e comentaristas que transmitem apreensão, alegria, e até raiva diante do que está acontecendo naquele momento.
Anderson faz um panorama completo em seu livro. Tem a abordagem histórica que envolve os desfiles e a comunicação em torno deles. E chega aos detalhes dos roteiros das três emissoras analisadas (Arquibancada, Roquette Pinto e Tupi) e de como elas contaram o desfile da campeã do Carnaval “fora de época” de 2022, a Grande Rio.
A mídia sonora, nas suas mais diversas expressões, adquire cada vez mais centralidade na comunicação contemporânea. O meio rádio, centenário no modo de antena, aprofunda o seu sentido de permanência. O áudio é o que mais se adapta às tecnologias virtuais e protagoniza na convergência midiática, com emissoras radiofônicas que transmitem, ao mesmo tempo, por ondas hertzianas e pelo virtual, webrádios exclusivas da internet, podcasts, entre outros produtos. Assentado em passado secular, mantém-se imprescindível no presente, construindo mais e mais o futuro da mídia sonora. Nos anos pioneiros do rádio no Brasil, início do século passado, Roquette-Pinto afirmou que ao se ouvir as primeiras irradiações, sentiu-se o mesmo que deve ter sentido quem folheou os primeiros livros. E hoje, vivenciamos semelhante sensação, por exemplo, ao nos informarmos ou buscarmos entretenimento em episódios de podcasts ou ao acompanharmos a transmissão de um jogo de futebol pelo rádio no celular. Pesquisar a mídia sonora continua, portanto, também fundamental, assim como disseminar os seus estudos. É este o objetivo da Série Mídia Sonora da Editora Insular, “irradiar” pesquisas tão indispensáveis, sobretudo as derivadas de dissertações e teses de destaque.
Luciano Klöckner e Valci Zuculoto
Diretores da Série Mídia Sonora
Avaliações
Não há avaliações ainda.