Descrição
A construção de personagens na Rede Globo
Autor: Lalo Nopes Homrich
ISBN: 978-85-524-0482-8
Páginas: 328 il.
Ano: 2024
***
O trabalho de Lalo Nopes Homrich não desmerece a longa tradição de estudos sobre representações de minorias na televisão, particularmente na telenovela, mas faz algo até agora inédito. Lança luz sobre o campo da produção – da produção social de representações –, entrevistando os profissionais envolvidos com a construção de três personagens transexuais em telenovelas da Rede Globo: Ramona, uma mulher trans, na novela As Filhas da Mãe (2001); Dorothy, mulher trans, na novela Geração Brasil (2014); e, finalmente, Ivan, homens trans, na novela A Força do Querer (2017). Para compreender a construção desses personagens, foram escutados, a partir da utilização do método de entrevista em profundidade, 16 profissionais da emissora, entre atores, autores, diretores e gestores: Carlos Henrique Schroder, Gloria Perez, Rogério Gomes (Papinha), Carol Duarte, Silvio de Abreu, Jorge Fernando, Claudia Raia, Filipe Miguez, Izabel de Oliveira, Denise Saraceni, Luís Miranda, Monica Albuquerque, Edna Palatnik, Gabriela Máximo, Fábio Fabrício Fabretti e Gustavo Gontijo. Além da reflexão teórica, facilitada por uma escrita escorreita e fluída, trazendo em muitos momentos do texto o melhor de uma grande reportagem, conta com um denso trabalho empírico. Aqui, neste livro, ele nos ajuda a compreender como as escolhas estéticas e estilísticas de composição dos personagens estão mergulhadas em valores e concepções sociais em permanente disputa. Igor Sacramento – Doutor em Comunicação e Cultura e Professor da UFRJ e da Fiocruz.
***
O livro apresenta uma discussão aprofundada sobre os três personagens transexuais em telenovelas da Rede Globo desde 1965 – sua inauguração – até o ano de 2017: Ramona, mulher trans, na novela As Filhas da Mãe de 2001, Dorothy, mulher trans, na novela Geração Brasil de 2014 e Ivan, homens trans, na novela A Força do Querer de 2017. Com o objetivo de compreender a construção desses personagens foram escutados 16 profissionais da emissora, entre autores, atores, diretores, pesquisadores e gestores. Para enriquecer a discussão, recorreu-se a referências bibliográficas sobre gênero, sobre a temática da transgeneridade contemporânea e pesquisas sobre a importância das telenovelas nos debates sociais em nosso país. Por fim, o livro apresenta reflexões sobre o rumo da transexualidade dentro da dramaturgia e os caminhos para que o assunto seja tratado, cada vez mais, com responsabilidade e relevância na televisão brasileira.
***
Lalo Nopes Homrich
Doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão Empresarial-MBA pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, onde também é graduado em Jornalismo e em Publicidade e Propaganda. Atualmente é autor colaborador de telenovelas da Rede Globo, empresa em que já trabalhou como roteirista no programa Encontro com Fátima Bernardes, pesquisador de conteúdo no programa Caldeirão do Huck e editor de textos na Editoria Rio – Central Globo de Jornalismo. Em Florianópolis foi editor de textos nas principais emissoras de televisão da cidade como NSC TV (Globo SC), NDTV (Record SC) e TVBV (Band SC). Autor do livro Edição no telejornalismo: a cobertura dos atentados em Santa Catarina, publicado pela Editora Insular em 2018.
Avaliações
Não há avaliações ainda.