Descrição
Autor: Pedro Antônio D’Avila de Mello
Volumes 1 e 2
***
Circo – Vidas, Amor e Guerras se transforma em uma grande ponte entre o passado e o presente, em uma narrativa que tem o poder de sanar, que deixa de lado o silêncio que exclui, que causa dor e abandono, para recuperar a memória coletiva. O livro lança luz sobre aspectos visíveis e não tão visíveis de seus protagonistas, representando, assim uma grande reconciliação com o passado. O autor consegue uma excelente fusão entre o rigoroso contexto histórico da Europa do século XVIII, a chegada dos imigrantes à América no século XIX e o seu estabelecimento na fronteira, particularmente no final desse século e nos primeiros anos do século XX.
Também aparecem os conflitos políticos e militares nas histórias das duas incipientes nações, Brasil e Uruguai, com as suas singulares conotações fronteiriças, das quais o autor nos faz participar com grande precisão e novos detalhes.
***
A conexão temática e unidade estilística de Circo – Vidas, Amor e Guerras compõe um romance cujo objetivo é recuperar a memória histórica. É um processo através do qual Pedro redescobre o passado e o projeta ao presente para assentar as bases do futuro. A finalidade do autor é obter o reconhecimento, a reparação e a dignificação desse tempo desconhecido, invisível, escondido, excluído. Graças ao seu grande poder de alinhavar memórias, o autor ajuda a construir a ser coletivo desta região fronteiriça, e deixa, assim, um legado com grande poder de sanar este século XXI, tão cheio de incertezas e eivado de duras heranças do passado.
Avaliações
Não há avaliações ainda.