Descrição
Organização: Julia Siqueira da Rocha, Tiago Ribeiro Santos, Ione Ribeiro Valle e Silvana Rodrigues de Souza
ISBN: 978-85-524-0272-5
Páginas: 174
Peso: 280g
Ano: 2022
15x21cm
***
Falar de aportes da sociologia francesa à pesquisa brasileira supõe remontar à circulação de ideias e, em particular, à circulação de ideias educacionais. Esse movimento, quando se trata da França e do Brasil, está ligado à histórica aproximação intelectual entre esses dois países. No campo das ciências humanas e sociais, na área da sociologia notadamente, a França tem sido um dos países que mais tem despertado o interesse dos pesquisadores brasileiros.
A título ilustrativo, gostaríamos de assinalar que a preparação científica de brasileiros, notadamente no que concerne à formação doutoral, nas áreas humanas e sociais, em instituições francesas teve início em 1823. São, portanto, 200 anos de parceria acadêmica, facilitando a circulação de ideias, mas também os deslocamentos e intercâmbios entre professores e pesquisadores.
(…)
É na perspectiva dessas parcerias que esta obra reúne o pensamento de renomados sociólogos franceses da atualidade. Um traço comum a todos eles, está no fato de intercambiarem saberes com pesquisadores brasileiros, recebendo-os inclusive em seus laboratórios de pesquisa, na condição de orientadores e coorientadores.
Além do reconhecimento à importância que esta troca imprime não apenas aos estudantes, mas às Universidades com seus programas de pesquisa e ao campo sociológico de ambos os países, a produção desta edição visa aportar aos leitores uma inusitada e imprescindível síntese aos dilemas da sociologia e em particular da sociologia da educação.
***
François Dubet: Doutor em Sociologia pela Universidade de Bordeaux II, sob a orientação do professor Alain Touraine. Professor emérito de Sociologia da Universidade de Bordeaux II e diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).
David Le Breton: Doutor em Psicologia Patológica pela Universidade de Tours, sob a orientação de Pierre Ansart. Professor de Sociologia e Antropologia da Universidade de Estrasburgo e membro do núcleo de pesquisa Dynamiques Européennes (DynamE) também dessa Universidade.
Martine Plard-Derivry: Doutora em Didática das Línguas e das Culturas pela Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III), sob a orientação da professora Geneviève Zarate. Professora na Universidade de Bordeaux Segalen e membro do Laboratoire Cultures, Éducation, Sociétés (LACES). Diretora adjunta do Départements de Recherche / Évolution, comportements et organisations (ECOr).
Éric Plaisance: Doutor em Educação pela Universidade René Descartes − Sorbonne (Paris V), sob a orientação da professora Vivianne Isambert-Jamati. Professor emérito da Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V). Sociólogo, membro do Centre de Recherche sur les liens sociaux (CERLIS/CNRS). Professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
***
Inventário
Gabriel Langouët: Doutor em Sociologia pela Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V), sob a orientação da professora Vivianne Isambert-Jamati. Professor emérito da Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V).
***
Entrevista
Jean-Claude Passeron: Doutor em Sociologia e Epistemologia pela École Normale Supérieure. Diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e membro fundador do Centro de Pesquisa Multidisciplinar – SHADYC (Sociologia, História, Antropologia da Dinâmica Cultural) em Marselha.
***
Júlia Siqueira da Rocha: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio sanduíche na Universidade de Strasbourg/França, sob a coordenação do professor David Le Breton, e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Consultora educacional na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), junto à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.
Tiago Ribeiro Santos: Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio sanduíche na Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V), sob a coordenação da professora Régine Sirota. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor na Universidade Católica do Oeste (Angers, França).
Ione Ribeiro Valle: Doutora em Ciências da Educação pela Universidade René Descartes – Sorbonne (Paris V), sob a orientação do professor Gabriel Langouët. Pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), sob a coordenação do professor François Dubet. Professora titular do Centro de Ciências da Educação/UFSC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa – CNPq –
Nível 1D.
Silvana Rodrigues de Souza: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio sanduíche na Universidade de Vincennes-Saint-Denis (Paris VIII) sob a coordenação do professor Charles Soulié. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora e Auxiliar de Pesquisa na Faculdade da Polícia Militar de Santa Catarina (FAPOM).
Avaliações
Não há avaliações ainda.