Metodologias de Pesquisa em Telejornalismo: o jornalismo para telas

R$9,90

Categorias: , SKU: 978-65-88401-46-0

Descrição

Organizadora: Cárlida Emerim

ISBN: 978-65-88401-46-0

Páginas: 199

Ano: 2021

O contexto atual vem obrigando, assim, os telejornais a operarem renovações significativas nos formatos por eles adotados, deixando de lado os modelos mais engessados, tão insistentemente cultivados, ao longo do tempo, pelas próprias emissoras, em prol de proposições mais compatíveis com o novo normal. E essas novas tendências vêm ganhando força. O tratamento discursivo e expressivo dos diferentes espaços e temporalidades tem-se voltado ostensivamente à articulação de diversas telas, que, independentemente dos distintos suportes que as veiculam, visitam diferentes espaços e tempos e oferecem novas possibilidades de interação do apresentador/âncora com os correspondentes, enviados especiais, repórteres, comentaristas, protagonistas dos acontecimentos, testemunhas que podem estar em lugares e temporalidades distintas.
(…)
Ainda que, nesse novo normal, alguns telejornais continuem insistindo na manutenção da forma de estruturação convencional e adotando um formato engessado que se reporta ao modelo tradicional, a grande maioria registra mudanças estruturais significativas, operando não só atualizações do modelo convencional, como realizando as transformações necessárias para dar conta desse novo contexto. Se elas serão permanentes…, só o tempo dirá! (Elizabeth Bastos Duarte)

 

Metodologias de Pesquisa em telejornalismo: o jornalismo para telas apresenta diferentes aportes teórico-metodológicos para enfrentar a análise deste objeto complexo da contemporaneidade que é o telejornalismo produzido para diferentes telas e suportes, com amplo acesso, distribuição e compartilhamento nas mais diversas camadas sociais. Seja via televisão aberta, que ainda é a forma de maior aproximação das camadas populares e periféricas no mundo inteiro, seja via mobile ou em sistemas de acesso pago. Mais do que modelos de estudo, são possibilidades de investigação, mostrando o amplo espectro científico do telejornalismo.

 

Autoras
Ariane Pereira

Beatriz Cavenaghi

Cárlida Emerim

Cristiane Finger

Edna de Mello Silva

Elizabeth Bastos Duarte

Fabiana Piccinin

Iluska Coutinho

Michele Negrini

Rita Paulino

Roberta Roos

Sandra Ramalho

Sandra Oliveira

Valquíria Aparecida Passos Kneipp

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Metodologias de Pesquisa em Telejornalismo: o jornalismo para telas”