Descrição
Organizadoras: Bernardete Wrublevski Aued e Célia Regina Vendramini
ISBN 978-85-7474-442-1
PÁGINAS:384
Peso: 580g
ANO: 2009
A Coletânea Educação do campo: desafios teóricos e práticos tem a sua história.
Nasceu dentro do curso de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de abril de 2007 a dezembro de 2008, com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação.
Os diversos textos aqui apresentados espelham contradições da realidade rural e sugerem que a educação do campo não é um ato isolado, mas coletivo e contextualizado e que, na perspectiva da transformação social, está associada às formas alternativas e coletivas de produção da vida, na direção da construção do que Harvey (2004) chama de “espaços de esperança”.
Autoras (es)
Aline Sens Duarte
Ana Julcili Pazzini
Antonio Munarim
Aurea M. de Oliveira Bentien
Bernardete Wrublevski Aued
Célia Regina Vendramini
Cintia Hoffer da Rocha
Cleidiana Roscete Watte
Cristina Maria Agustini Moraes Ehrhardt
Daniela Reuter Köpp
Edna Garcia Maciel Fiod
Eliana Zimmermann Bornhausen
Elizabete Tamanini
Elusa Camargo de Oliveira Machado
Grasielle Batista Branco
James Peixer
Karina Pacheco Garcia
Lúcia Schneider Hardt
Luciane Ferreira
Marcio Andrade
Margarete Santin
Maria Aparecida Morcef Bouzada
Maria de Fátima Silva da Silva
Maria de Lourdes A. Ramos
Neide Bittencourt
Olga Celestina da Silva Durand
Paulo E. Lovato
Roseclei Aparecida da Costa Petry
Silvia Carmem Gonçalves
Sonia A. B. Beltrame
Sonia de Fátima Arruda Schweitzer
Soraya Conde
Terezinha Maria Cardoso
Zeni Ferreira Oliveira
Zenilda Branco Borges
Zilma Isabel Peixer
Este livro debate a Educação do Campo. Revela as contradições existentes no rural brasileiro com suas intensas transformações e a história das lutas e da organização coletiva dos sujeitos do campo em busca do acesso ao conhecimento e à escolarização, como parte da estratégia de resistência à exploração do capital.
Na última década os movimentos sociais impuseram a educação do campo na agenda pública, mas os aparelhos do Estado deturparam a razão desta bandeira, que nasceu comprometida com a mudança das condições de vida das populações rurais.
Os movimentos sociais organizados vêm exigindo soluções para os problemas e profundas alterações devido aos conflitos econômicos e sociais no uso da terra. Embates estes resultantes dos interesses do agronegócio, do hidronegócio, da ausência do Estado na garantia dos direitos sociais dos sem-terras, das lutas dos atingidos pelas construções de barragens, da penosa vida errante dos safristas, das incertezas dos jovens integrados, da luta das mulheres pelo acesso aos recursos naturais, dos desafios da construção de uma escola do campo comprometida com uma outra matriz tecnológica, baseada na agroecologia e na sustentabilidade.
Portanto, um livro que oferece uma visão abrangente das distintas dimensões das transformações do campo e contribui para a reflexão sobre questões fundamentais da sociedade brasileira.
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