Descrição
Autor: — Jali Meirinho
ISBN: 978-85-7474-436-0
Páginas: 192 il.
Peso:290g
Ano: 2009
***
Após a dissolução do Congresso Nacional pelo presidente Deodoro da Fonseca em 1891, sua posterior renúncia e a chegada do vice Floriano Peixoto à chefia da Nação, uma guerra civil assolou o país. Monarquistas recém-destronados aliaram-se aos rebelados da marinha na Revolta da Armada no Rio de Janeiro, na luta pelo poder no Rio Grande do Sul juntaram-se separatistas – que propunham um Estado independente – e federalistas na chamada Revolução Federalista, culminando com um novo cenário revolucionário que se estendeu até o Paraná e instalou na cidade do Desterro, então capital catarinense, um Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil. Desse período de instabilidade e combates trata o historiador Jali Meirinho, apresentando documentos, volantes, boletins e impressos das facções em conflito no final do século XIX, precioso acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina jamais divulgado. A partir desta publicação novas perspectivas se abrem aos estudiosos do tema.
Poucas obras da historiografia catarinense têm a importância para o conhecimento de um tema em particular e um período determinado que esta, 1893/1894, de Jali Meirinho.
Além de catalogar e discutir praticamente tudo o que se escreveu sobre os reflexos da Proclamação da República em Santa Catarina, as características da Revolução de 1893 no estado e os problemas oriundos da instalação do Governo Provisório Revolucionário em Desterro, o livro destaca-se por dar à luz a uma série de documentos inéditos e do mais alto valor, encontrados no arquivo e na biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, do qual é seu Secretário Geral. Tais documentos, manuscritos uns e em forma de folhetins impressos outros, guardados na época da fundação do Instituto, por mais de um século ficaram desaparecidos e desconhecidos dos historiadores e só agora, através desta obra, passam a ser divulgados.
Escrito com a autoridade de quem conhece o assunto em profundidade e com o necessário cuidado no registro e análise historiográfica a que se propõe, como nas demais obras do autor, o livro do professor Jali Meirinho passa a ser uma baliza para todos que escolherem o assunto como tema de seus estudos.
Carlos Humberto Corrêa
Presidente do
Instituto Histórico e Geográfico
de Santa Catarina
Avaliações
Não há avaliações ainda.