Descrição
Autor: Edson Telê Campos
ISBN: 85-7474-226-0
Páginas: 232
Peso: 320g
Ano: 2004
Este livro revela uma preocupação com o processo de urbanização de Florianópolis e seus impactos sobre o meio ambiente e a qualidade de vida. Aliás, cada vez mais estamos apreensivos com a questão ambiental, e como parte desta inquietação está presente o processo de expansão imobiliária e suas conseqüências. Foi com o objetivo de analisar e esclarecer este crescimento e, naturalmente, seus efeitos, além das ações dos gestores públicos, que Edson Telê Campos escreveu este livro.
“No mundo atual globalizado não se admite que a sociedade se desenvolva sem considerar a qualidade de vida de seus habitantes”, diz o autor. Em Florianópolis, a explosão imobiliária iniciou a partir da década de 70 e, intermeando algumas crises, jamais cessou. Assim, em muitas regiões do município, comprometeu-se o meio ambiente. No sentido de orientar e disciplinar essa expansão imobiliária e seus impactos ambientais, durante os últimos anos criaram-se leis, órgãos e instrumentos de planejamento urbano e controle ambiental, preservando algumas áreas e seus ecossistemas e buscando evitar que esse processo tivesse um efeito catastrófico e irreversível sobre o meio ambiente.
Produzida sob a luz das mais importantes obras já publicadas sobre a gestão territorial urbana de Florianópolis – a Ilha de Santa Catarina e a área continental – este livro é um sinal de alerta e, ao mesmo tempo, uma indispensável leitura para todos aqueles que se preocupam com o processo de expansão imobiliária e seus impactos ambientais em nosso município. História, ecologia, urbanismo, administração pública e planejamento estratégico conformam a pesquisa elaborada por Edson Telê Campos, tornando esta obra mais uma referência em nossa bibliografia e imprescindível fonte de consulta.
Autor:
Edson Telê Campos é economista, bacharel em Direito, Mestre em Administração e corretor de imóveis.
Leciona sobre planejamento urbano na Universidade do Vale do Itajaí, onde também é responsável pelos estágios em gestão imobiliária, e sobre meio ambiente na Universidade Estácio de Sá.
No Senac ensina o desenvolvimento de projetos de economia e mercado.
Ministra também disciplina sobre meio ambiente em curso de pós-graduação Lato sensu na Faculdade Estácio de Sá.
Avaliações
Não há avaliações ainda.