Descrição
Série Pesquisa em tipografia Volume 3
Autora: Luiza Falcão
ISBN: 978-85-524-0393-7
Páginas: 142
Peso: 265g
Ano: 2023
16x23cm
***
Atualmente vivemos em um ambiente tecnológico no qual o designer gráfico possui um grande número de opções de fontes de texto disponíveis para escolha. É quase impossível iniciar o processo de seleção tipográfica sem estabelecer fatores que norteiem a busca pela tipografia perfeita. No que diz respeito ao design de tipos, observa-se que hoje em dia existe flexibilidade técnica para explorar sutilezas formais e inovações no desenho tipográfico. Ou seja: é possível escolher ou projetar uma fonte com identidades formais completamente variadas. Mas o que essas identidades formais podem significar para os leitores? Será que, além de considerar os critérios relacionados à legibilidade da tipografia, podemos também explorar sua capacidade de carregar e transmitir significados a partir dos seus desenhos? O estudo relatado neste livro, fruto da pesquisa de Mestrado da professora de tipografia Luiza Falcão, apresenta reflexões sobre como o designer de tipos, o designer gráfico e o leitor final lidam com as diferenças formais e as possibilidades semânticas das fontes de texto.
***
A tipografia está em mais lugares do que nós conseguimos enxergar. Imagine, como num passe de mágica, se todos os textos compostos com fontes ficassem invisíveis. Tudo aquilo que foi composto com tipos, como os livros impressos desde a prensa de Gutenberg, em 1455, até os dias atuais, simplesmente estariam inacessíveis, séculos de conhecimento aos quais não teríamos acesso, mas a composição de livros é só um dos usos da tipografia.
Os textos compostos digitalmente estão em todos os lugares: embalagens, etiquetas, eletrodomésticos, placas de sinalização, celulares, computadores, até mesmo em sistemas complexos como os códigos de programação que mantêm a internet funcionando ou os números da bolsa de valores. Em todas essas situações, alguém se perguntou “qual fonte usar?”.
Embora fundamentais para a sociedade, as fontes muitas vezes são vistas apenas pelos aspectos visuais, porém, como afirmam Fernanda Martins e Edna Lima, a tipografia não é invisível, é espelho da sociedade. Nela se materializam relações de trabalho, valores estéticos e ideologias e, para sermos capazes de apreciar as sutilezas e magnitudes da tipografia, é que se faz presente a Série Pesquisa em Tipografia.
Eduardo Cazon, Diretor da Série Pesquisa em Tipografia
***
Luiza Falcão possui Mestrado e Doutorado em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2017 integra o departamento de Design da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde ministra disciplinas voltadas para a tipografia e o design visual. Enquanto pesquisadora, concentra seus estudos no design de tipos e no processo de ensino da tipografia, com ênfase em áreas como o projeto de fontes de texto e fontes dingbats. Seu interesse pelo desenho de letras a impulsionou a explorar as possibilidades semânticas das fontes de texto – temática da pesquisa apresentada neste livro.
Avaliações
Não há avaliações ainda.