Descrição
Autor: Francisco Rüdiger
Páginas: 192 il.
Peso: 275g
Ano: 2019
Após a II Guerra Mundial, as comunicações de massa se tornaram matéria de estudo universitário e motivo para a formação de profissionais em todo o mundo com base em esquemas teóricos e modelos institucionais que se originaram dos Estados Unidos.
O presente trabalho revela ao leitor de língua portuguesa a forma como, antes disso, os acadêmicos alemães começaram a desenvolver com o nome de “publicística” um outro, vasto e original projeto científico para analisar e entender os meios e processos de circulação das ideias nos espaços públicos da sociedade.
Adotando perspectiva de síntese, a obra representa contribuição original aos estudos feitos na área, que poderá, também, ser de interesse para os que procuram saber sobre a história das ideias e para o leitor com variedade de interesses intelectuais.
A Alemanha era, por volta de 1900, o centro de onde irradiavam as principais ideias sobre o que, por influência francesa, chamamos de ciências humanas. O surgimento da imprensa de massas e os avanços nos meios de comunicação ocorridos à época ofereceram à sua comunidade intelectual oportunidade de salto para nova área de conhecimento.
Apareceu primeiro a proposta de se desenvolver, sob o nome de ciência do jornal, o estudo acadêmico do fenômeno notícia. A constatação de que seu significado mais essencial coincide com o de mensagem aberta de interesse geral motivou, em seguida, os que também desejavam estudar a história e influência social daqueles meios a redimensioná-la como ciência da comunicação pública.
Síntese de história da Publicística nos relata em poucas páginas, mas com objetividade e clareza de redação, como este saber surgiu e de que forma a respectiva disciplina se desenvolveu, até perder sua identidade, quando os alemães passaram a seguir os princípios teóricos e modelos de pesquisa em comunicação oriundos dos Estados Unidos.
Francisco Rüdiger é Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, conferido pela Intercom, também leciona na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Entre suas obras, mencione-se Theodor Adorno e a crítica à indústria cultural (Porto Alegre, 2003), As teorias da comunicação (São Paulo, 2010) e O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda (Porto Alegre, 2015). Pela Insular, publicou Origens do pensamento acadêmico em jornalismo: Alemanha, União Soviética e Japão (Florianópolis, 2017).
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