Descrição
Organizadora: Maria de Fátima Costa de Paula
ISBN: 978-85-7474-830-6
Páginas: 368
Peso: 400g
Ano: 2015
Insular Livros
Esperamos que a coletânea apresentada, reunindo um conjunto de textos provenientes de pesquisas concluídas e em andamento na área de educação sobre temas relevantes e atuais, relacionados a políticas de controle social e a processos de produção de subjetividade na contemporaneidade, possa contribuir para o debate acerca das possibilidades de criação de novas formas de ser e estar no mundo.
Maria de Fátima Costa de Paula
Este livro foi organizado em duas partes para promover o debate sobre as políticas de controle social em sua interface com a educação e com os processos de produção de subjetividade. A primeira trata do “Controle e avaliação da educação” e a segunda das “Estratégias educacionais de controle e produção de subjetividades”.
São catorze textos, em sua maioria inspirados em reflexões baseadas no pensamento de Michel Foucault, produzidos por dezenove pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (NEPES) e do Grupo de Pesquisa História da Educação e Ensino de História: saberes e práticas (GRUPHESP), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Autoras(es)
Andrea Pierre dos Reis
Andréia Gomes da Cruz
Anita Rink
Arlette Medeiros Gasparello
Cristiane Moura Lopes
Girlane Andrade
Lia Guarino
Marcia Nico Evangelista
Marcos Macedo
Maria de Fátima Costa de Paula
Marilene Sinder
Marília Etienne Arreguy
Mariza Alves Braga
Mônica de Souza Houri
Patricia Maneschy Duarte da Costa
Robson Sueth
Sharon Varjão Will
Simone Torres Evangelista
Virgínia Georg Schindhelm
A organizadora e autora Maria de Fátima Costa de Paula é Pós-Doutora em Políticas de Educação Superior na América Latina pela Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), Buenos Aires, Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (NEPES/UFF) e é Pesquisadora do CNPq. Tem organizado e publicado livros, capítulos e artigos na linha de pesquisa políticas de educação superior. Entre outras publicações, pela Editora Insular, é autora do livro A modernização da Universidade e a transformação da intelligentzia universitária (2002), organizadora e autora de Debatendo a Universidade: subsídios para a Reforma Universitária (2004) e coordenadora e autora de A Universidade Federal Fluminense no cenário do Estado do Rio de Janeiro (2008).
É organizadora e autora, em 2011, com Norberto Fernández Lamarra dos livros América Latina: limites y possibilidades,EDUNTREF e Reformas e democratização da educação superior no Brasil e na América Latina, Editora Idéias & Letras. Em 2012, organizou com Maria das Graças Martins da Silva o livro As políticas de democratização da educação superior nos Estados do Rio de Janeiro e de Mato Grosso: produção de pesquisas e questões para o debate, EdUFMT, do qual também é autora.
Avaliações
Não há avaliações ainda.