Descrição
Autor: Carlos Eduardo Moreira
ISBN: 978-85-524-0081-3
Páginas: 98
Peso: 124g
Ano: 2018
Este livro é a concretização de um trabalho desenvolvido ao longo de vinte anos no campo da Política Educacional Municipal que conjuga os avanços da Legislação de Ensino da Educação Básica do país com a aplicação da Metodologia do Planejamento Estratégico Participativo Educacional (PEPE). A Metodologia PEPE é considerada bem-sucedida e utiliza-se de fundamentos e práticas da Educação Popular na América Latina para o desenvolvimento de trabalhos de assessoria educacional na criação e na revisão de instrumentos de gestão da educação pública municipal na Região Sul do Brasil. Busca-se, por meio desse “aprendizado em relação”, criar condições suficientes e adequadas para o aprimoramento do processo de gestão democrática, no âmbito dos municípios, na perspectiva da pedagogia dialógico-participativa presente na obra de Paulo Freire, como alternativa inovadora à lógica das práticas autoritárias e privatistas na Educação Básica e à fragmentação do conhecimento.
A “Pedagogia da Ação Política” é a expressão da intencionalidade de resistir à ofensiva neoliberal global e a recente ruptura histórico-institucional no Brasil e também reafirmar a centralidade da política educacional, do trabalho educativo escolar propriamente dito, na humanização e na libertação das pessoas. É o conflito político permanente e estrutural entre os defensores de uma gestão empresarial para a Educação Básica, subordinada aos interesses do mercado, e os setores progressistas, comunidades escolares e movimentos sociais do campo popular, que lutam por uma escola pública democrática com qualidade social.
Carlos Eduardo Moreira. Assessor Educacional e Consultor Educacional. Especialista em Direito Educacional (PUC/MG), Mestre em Educação (PUC/RJ), Estágio Doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e Doutor em Políticas Públicas Educacionais (PUC/SP). Ex-integrante da equipe do IBRADES/CIAS-CNBB e autor dos livros Da Revolução aos Resultados (1998) e Formação Continuada de Professores: Entre o Improviso e a Profissionalização (2002) e coautor do Dicionário Paulo Freire (2018).
Avaliações
Não há avaliações ainda.