MPM: a agência dos anos de ouro da publicidade brasileira

R$52,00

10 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-7474-847-4

Descrição

Autores: André Iribure e Nilda Jacks

ISBN:978-85-7474-847-4

200 páginas ilustradas

Peso: 340g

Ano: 2015

A MPM foi criada por Antônio Mafuz, Petrônio Corrêa e Luiz Vicente Goulart Macedo e durante mais de uma década reconhecida como a maior agência de publicidade do Brasil. Por meio da perspectiva histórica da Comunicação, este livro mostra a trajetória de sucesso da “agência dos anos de ouro da publicidade brasileira”, que deixou um interessante e importante legado para a nossa cultura publicitária.

A MPM, fundada por Mafuz (1922-2005), Petrônio (1928-2013) e Macedo (1931), cujas iniciais formaram a consagrada sigla, surgiu no mercado publicitário em 1957, em Porto Alegre, e expandiu-se pelo país a partir da década de 1960. Nos anos 1970 e 80 foi a primeira do ranking, chegando a ter 1.000 colaboradores.

Uma publicação que propicia o entendimento e analisa a desenvoltura da atividade publicitária em nosso país, pois o êxito de suas relações no mercado ilustra a capacidade de produção alcançada pelas agências de capital nacional.

Em 1991 foi a pioneira em abrir caminho para as fusões das agências brasileiras com grupos estrangeiros.

André Iribure e Nilda Jacks nos oferecem a história dessa empresa e revelam a importância desse estudo para a comunicação publicitária. A preservação dessa memória pelos autores e sua interpretação histórica, socioeconômica e política permite a compreensão do presente e sinaliza para o futuro da atividade. Uma leitura inadiável para profissionais e estudantes da área de publicidade.

André Iribure Rodrigues possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul − UFRGS (1997), mestrado em Comunicação e Informação (2002) e doutorado em Comunicação e Informação (2008) pela mesma universidade, com doutorado-sanduíche na ECO/UFRJ. É professor adjunto da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, ocupando o cargo de Vice-diretor. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: representações, gênero e sexualidade, publicidade e propaganda, em suas perspectivas estratégica e histórica.

Nilda Aparecida Jacks possui licenciatura em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), assim como graduação em Comunicação Social (1978) e bacharelado em Arte decorativa (1978) pela mesma universidade. Realizou mestrado (1987) e doutorado (1993) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1993). Pós-doutorado em Comunicação na University of Copenhagen (1999) e na Universidad Nacional da Colombia (2006). Atualmente é professora associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da recepção, teoria da comunicação, identidade cultural, metodologia e recepção.

Informação adicional

Peso 340,00 g
Dimensões 16 × 23 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “MPM: a agência dos anos de ouro da publicidade brasileira”