Descrição
Alexandre Haubrich
ISBN: 978-85-524-0040-0
Peso: 173g
Páginas: 84
Ano: 2017
A mídia alternativa é elemento ativo do processo de organização e emancipação popular, produzida e consumida pela militância política. Neste livro, Alexandre Haubrich conta a história da comunicação alternativa no Brasil − negra, operária, comunista, alternativa, popular, midialivrista – desde o século XIX até as novas mídias digitais. Porém, mesmo com a internet, a comunicação não se democratizou, conservam-se as desigualdades econômicas e nem todos têm acesso à rede mundial de comunicação.
A mídia hegemônica capitalista defende o esvaziamento do Estado, debilita os direitos conquistados pelos trabalhadores, entrega o país ao grande capital privado nacional e internacional, nega os direitos humanos, criminaliza os movimentos populares. Com as organizações da direita e o grande empresariado, antidemocrática, mantêm a sociedade brasileira injusta, desigual, racista, machista, homofóbica e autoritária. A comunicação alternativa e as novas iniciativas midiáticas rompem esse monopólio da informação nas mãos de uns poucos e abre um caminho para a conquista de uma sociedade justa e solidária, livre das amarras do capital e da exploração. Há espaço para a construção de uma nova lógica comunicativa.
Alexandre Haubrich é Mestre em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), cursa Doutorado em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi Graduado em Comunicação Social – Jornalismo e Ciências Sociais. Editor do site Jornalismo B, colaborador eventual de diversos meios de comunicação alternativos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.