Descrição
Relatórios de reconhecimento, programas e professores dos cursos de Filosofia, Geografia, História e Letras
Organizadores: Celso João Carminati e Camila Porto Fasolo
ISBN: 978-85-524-0143-8
Páginas: 316
Peso: 400g
Ano: 2019
A presente obra vem se somar a um processo de registro e reconhecimento. Desde a segunda metade dos anos 2000, foram desenvolvidos dois projetos de pesquisa voltados a conhecer e compreender a fundação da Faculdade Catarinense de Filosofia – FCF e da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras – FFCL de Santa Catarina. Os trabalhos discutem o lugar de tais instituições na formação de bacharéis e profissionais para as carreiras superiores e de escolas secundárias em Santa Catarina.
O livro está organizado da seguinte forma: o capítulo I apresenta e discute a “Fundação e constituição da Faculdade Catarinense de Filosofia”; o capítulo II reflete “A contribuição de intelectuais-bacharéis na fundação da Faculdade Catarinense de Filosofia”; o capítulo III discute o “Redentorismo pedagógico e formação de bons cidadãos”; o capítulo IV, inventaria “A Faculdade Catarinense de Filosofia: formação, discursos e memórias” e, por fim, o capítulo V, entra na esfera de uma nova organização institucional, com a fundação “Da Faculdade Catarinense de Filosofia à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, germe inicial e estruturante da nascente Universidade de Santa Catarina. No final, os relatórios de reconhecimento anexos originais e inéditos sobre a Faculdade Catarinense de Filosofia.
CELSO JOÃO CARMINATI
Licenciado em Filosofia. Mestre e Doutor em Educação. Professor Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (Departamento de Pedagogia e Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE), nas linhas de pesquisa História e Historiografia da Educação e Políticas Educacionais e Formação de Professores. Tem pesquisado e atuado na formação de professores, em especial os de Filosofia de ensino médio, e publicado livros e artigos em diversas revistas científicas. Exerce a função de Diretor de Ensino de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED/UDESC.
CAMILA PORTO FASOLO
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Pós-graduada em Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Membro da carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPGG, do Ministério da Economia, com atuação no Ministério da Educação e na área de gestão estratégica e inovação na gestão do patrimônio da União em Santa Catarina.
VANESSA SPADA
Licenciada em Pedagogia com habilitação em orientação educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, tendo atuado como bolsista de iniciação científica na área de História e Historiografia da Educação. Formada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, atua como advogada nas áreas de Direito Civil, Empresarial e Imobiliário e em atendimentos personalizados preparatórios para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.
RAFAEL MASCHIO
Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Tem experiência na área de História com ênfase em História da Educação. Especialista em Políticas e Gestão em Segurança Pública pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina, com experiência na área de estudos de gênero, especificamente com violências contra mulheres e masculinidades.
Avaliações
Não há avaliações ainda.