Descrição
Organizador: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
ISBN: 978-85-7474-845-0
Páginas: 560
Peso: 630g
Ano: 2015
Capa: Rodrigo Poeta
O Ensino Religioso no Brasil tem suas raízes na longa história religiosa e cultural desde o século XVI. O “encontro” do cristianismo com religiões indígenas e africanas resultou em sincretismo que não pode ser ignorado pela legislação e pedagogia atuais. Este sincretismo, por sua vez, não permite uniformização religiosa, mas o reconhecimento e afirmação do pluralismo religioso. Além disso, em decorrência do trato do Ensino Religioso em nível de legislações regionais é imperativo que a pesquisa considere também as pluralidades em perspectiva geográfica brasileira.
O “Ensino Religioso no Brasil” é resultado de um mapeamento analítico da história, do sistema de ensino, da legislação, das produções acadêmicas, de eventos e da formação de profissionais da disciplina no país. Neste sentido, trata-se de uma obra original, a constituir-se em marco e subsídio obrigatório sobre o tema no país.
A obra resulta de pesquisas coordenadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Religião e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade do Estado de Santa Catarina que tem como objetivo apoiar ações e iniciativas voltadas para a formação de professores (as) da Educação Básica e Educação Básica. Sendo que o GT Religião e Educação é o grupo mais antigo da ANPTECRE e pode ser considerado observatório do Ensino Religioso para a ANPTECRE, acompanhando e protagonizando debates sobre o tema em nível nacional.
O conteúdo de “Ensino Religioso no Brasil” está dividido em duas grandes partes. Na primeira parte, o leitor e a leitora encontrará análise sobre a multiplicidade de perspectivas, os aspectos legais e sistema brasileiro de ensino e o lugar do Ensino Religioso. Na segunda parte, a obra mapeia contexto, realidade e situação do Ensino Religioso nos Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os debates e esforços em torno do Ensino de Religioso no Brasil são plurais. Neste sentido, a ANPTECRE se entende parceira do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), bem como de sociedades, associações, grupos de pesquisa, lideranças e movimentos afins ao tema.
Desejamos que leitores e leitoras encontrem em “Ensino Religioso no Brasil” pesquisas instigantes que motivem novas pesquisas e ações em prol do Ensino Religioso que considere a diversidade geo-cultural-religiosa brasileira.
Wilhelm Wachholz
Conselho Diretor da ANPTECRE
Apresentação
Introdução
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Múltiplos olhares sobre o Ensino Religioso no Brasil
1. Ensino Religioso: aspectos legais
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Ângela Maria Ribeiro Holanda, Rosa Lydia Teixeira Corrêa
O Ensino Religioso no currículo escolar: organização
Ensino Religioso: modalidade confessional
Ensino Religioso: aspectos curriculares
Ensino Religioso: Formação de Professores
Ensino Religioso: professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ensino Religioso: Formação de Professores dos anos finais do Ensino Fundamental
Ensino Religioso: ouvir a Entidade Civil
Ensino Religioso nas Escolas Confessionais
Quadro Legislativo
Referências
2. O Sistema brasileiro de ensino e o lugar do ensino religioso
Raimundo Márcio Mota
Organização da Educação no Brasil: percurso histórico
O sistema de educação: construção de um conceito
Referências
3. Concepções de Ensino Religioso no Brasil
Afonso Maria Ligório Soares
Diferentes modelos de Ensino Religioso
Ciências da Religião e Ensino Religioso
Referências
4. Conteúdo e Metodologia
Eunice Simões Lins Gomes
Considerações iniciais
Conteúdo e metodologia do ER nos estados brasileiros
Considerações
Referências
5. Ensino Religioso e Ensino Fundamental: anos iniciais em foco
Lourival José Martins Filho
Referências
6. Ensino Fundamental: anos finais e médio
Laude Brandenburg
O cenário do Ensino Religioso
Dimensão pedagógica do Ensino Religioso
Perspectivas para o Ensino Religioso nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
Considerações Finais
Referências
7. Formação em Ensino Religioso. Dilemas e desafios
Elisa Rodrigues
Apontamentos iniciais. Compreendendo leis
O ensino religioso sob pressão
E o “chão” da sala de aula?
Concluindo provisoriamente
Referências
8. Diversidade e Ensino Religioso
Remi Klein
Referências
O Ensino Religioso nos Estados brasileiros
1. Educação e Religião no Acre
Rodrigo Oliveira dos Santos
Aspectos históricos
Aspectos educacionais
História do Ensino Religioso
Legislações
Formação de professores/as
Aspectos da produção científica
Referências
02. O Ensino Religioso e o marco da intolerância religiosa em Alagoas: episódio Quebra de Xangô de 1912
Ângela Maria Ribeiro Holanda
Contexto estadual
Religiosidade e (in) tolerância religiosa
História do Ensino Religioso
Questões atuais
Referências
03. O Ensino Religioso no Amapá
Rodrigo Oliveira dos Santos
Contexto
Informações do sistema educacional
História do Ensino Religioso
Legislações
Formação do professor
Produção do conhecimento
Debates atuais
Referências
04. O Ensino Religioso no Amazonas
Rodrigo Oliveira dos Santos
Grande como a diversidade cultural
Informações educacionais
O Ensino Religioso no Amazonas
Legislação
Aspectos da formação de professores
Produção Científica
Questões atuais
Referências
05. O Ensino Religioso na Bahia
Fábio Maia Sampaio, Rosival Sanches Meneses
Informações geoeconômicas/culturais
Ensino Religioso no contexto da Bahia
História do Ensino Religioso
Legislação
Produção Científica
Questões atuais
Referências
06. Ensino Religioso no Estado do Ceará
Raimundo Márcio Mota de Castro
História e geografia da ocupação do Ceará: visão panorâmica
A educação escolar no Ceará
O modelo de ensino religioso na educação pública
A pesquisa sobre ensino religioso no ambiente acadêmico
Questões atuais
Referências
07. Ensino Religioso no contexto do Distrito Federal
Vicente Paulo Alves
Informações Geoeconômicas/culturais do Distrito Federal
Informações do Sistema Educacional
História do ensino religioso
Legislações
Formação do professor
Produção científica sobre o Ensino Religioso
Debates atuais
Referências
08. O Ensino Religioso no Espírito Santo
Eliana Maura Littig Milhomem de Freitas, Fabiano Aparecido Costa Leite
Localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos e sua história
Um pouco da história da educação
Breve história das representações religiosas do Ensino Religioso
Religiões no Espírito Santo
O CONERES na atualidade
Legislações sobre o Ensino Religioso
Perfil do Ensino Religioso no Espírito Santo
Oferta do Ensino Religioso na escola pública
Articulação e desafios do CONERES
Questões atuais
Referências
09. A situação do ensino religioso em Goiás
Raimundo Márcio Mota de Castro
Contexto estadual
A educação escolar em Goiás
O modelo do ensino religioso na educação pública de Goiás
A pesquisa sobre ensino religioso no ambiente acadêmico
Desafios atuais
Referências
10. O Ensino Religioso e a educação maranhense
Roseane de Socorro Gomes Barbosa
Contexto do Maranhão
Contrate socioeducacional
Currículos e conteúdos
O Ensino Religioso nas escolas municipais de São Luís
Os verbos do infinitivo conjugados com a prática
Referências
11. O Ensino Religioso no Mato Grosso
Sergio Rogério Azevedo Junqueira
Contexto estadual
Contexto da educação
Memória do Ensino Religioso
Produção Científica
Referências
12. O Ensino Religioso no Mato Grosso do Sul
Sergio Rogério Azevedo Junqueira
Contexto do estado
Aspectos da educação e do ensino religioso
Referências
13. As faces do Ensino Religioso nas Minas Gerais
Elisa Rodrigues
Introdução
As Minas e as Gerais: marcos históricos culturais
Problematizando: da religião à religiosidade
Religião como cultura
Quadro histórico
Religiosidade como saída
Minas mostra o caminho: de Gruen aos PCNs
Conclusões provisórias: O Ensino Religioso e os valores
Referências
14. Pará: Uma história baseada na formação de professores do Ensino Religioso
Rodrigo Oliveira dos Santos
Pará: o portal da diversidade
A educação local e o ensino religioso
Uma história baseada na formação de professores
Aspectos legais no Pará e em Belém
Aspectos da formação inicial e continuada
Produção do conhecimento no Pará
Questões atuais
Referências
15. Reflexões sobre o Ensino Religioso na Paraíba
Eunice Simões Lins Gomes
Primeiras considerações
Informações Geoeconômicas e culturais do estado da Paraíba
História do Ensino Religioso na Paraíba
Redes de ensino religioso em João Pessoa
Situação Legislativa no estado da Paraíba
A formação continuada de ensino religioso
Produção científica
Desafios e conquistas, apontar perspectiva sobre o ER
Referências
16. Ensino Religioso: uma perspectiva de trabalho com a diversidade religiosa no estado do Paraná
Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva, Carolina do Rocio Nizer, Diná Raquel Daudt da Costa, Elizabeth Cristina Carassai, Elói Corrêa dos Santos, Emerli Schögl, Valmir Biaca
Dimensão histórica do ensino religioso
A ASSINTEC – Associação Inter-Religiosa de Educação e suas contribuições para o Ensino Religioso
Legislação: avanços e desafios
Organização do ensino religioso no estado a partir de seus conteúdos
A formação do professor
Visita técnica em lugares sagrados
Simpósio do Ensino Religioso
Jornada de Ensino Religioso
Produção de materiais de apoio pedagógico para a disciplina de Ensino Religioso
Produção científica sobre o ensino religioso no Paraná
Desafios e perspectivas
Referências
17.Ensino Religioso: debate em Pernambuco
Aurenéa Maria de Oliveira
Informações iniciais sobre o Estado
Sistema Educacional do Estado
Ensino Religioso e Legislações
Referências
18. Ensino Religioso no Piauí: História, legislação e caracterização de uma identidade
Maria do Rosário Pessoa Nascimento, Vicente Gregório de Sousa Filho
Introdução
O Ensino Religioso no Piauí
Fundamentação legal do ER no Piauí
Situação religiosa do Piauí e Ensino Religioso
Formação continuada para professores de ER
Desafios atuais
Referências
19. O Ensino Religioso no Estado do Rio de Janeiro
Sandra Aparecida Gurgel Vergne
Localização, aspectos físicos, demográficos e econômicos
Um pouco de história
Breve história das representações religiosas no Ensino Religioso
Religiões no Estado do Rio de Janeiro
Legislações sobre o Ensino Religioso no Rio de Janeiro
Perfil do Ensino Religioso no Rio de Janeiro
Questões atuais
Referências
20. O Ensino Religioso no sistema de ensino do Rio Grande do Norte
Maria do Socorro de Oliveira, Vera Lúcia Coelho da Costa, Nemerite dos Santos Bezerra
Considerações iniciais
Espaço físico, territorial, econômico e cultural do Rio Grande do Norte
Números atuais da educação no RN
Breve História da Educação no Estado do Rio Grande do Norte
Formação histórica do Ensino Religioso no Rio Grande do Norte
Práticas pedagógicas do Ensino Religioso no Rio Grande do Norte
O Ensino Religioso e as comemorações alusivas aos seus 40 anos do RN
O papel do curso de Ciências da Religião
Entrevista realizada com João Bosco Filho coordenador do curso de Ciências da Religião da UERN
Professores do curso de Ciências da Religião
A influência do curso sobe o cenário religioso do RN
Legislação para o Ensino Religioso no RN
Cenário atual do Ensino Religioso no RN
Produção de material didático-pedagógico
Conselho de Ensino Religioso no RN
Agências Formadoras de professores de Ensino Religioso no RN
Produção Científica Sobre o Ensino Religioso no RN
Questões atuais
Referências
21. Panorama do Ensino Religioso no Rio Grande do Sul
Remí Klein
Considerações gerais sobre o Ensino Religioso
Panorama atual do Ensino Religioso no Rio Grande do Sul
Referências
22. O Ensino Religioso em Rondônia
Rodrigo Oliveira dos Santos, José Maria da Frota
Contexto do estado
Informações educacionais
História do ensino religioso em Rondônia
Legislações
Aspectos da formação de professores
Produção científica
Debates atuais
Referenciais
23. O Ensino Religioso em Roraima
Rodrigo Oliveira dos Santos, José Maria da Frota
O contexto do estado
Informações educacionais
História do ensino religioso
Legislações
A formação de professores
A produção do conhecimento
Debates atuais
Referências
24. Visão panorâmica do Ensino Religioso no Estado de Santa Catarina
Lurdes Caron
Considerações Iniciais
Formação cultural, religiosa e econômica da população catarinense
Fleches: história da educação e do ensino religioso
Formação e perfil histórico do ensino religioso
Das escolas paroquiais ao Ensino Religioso nas escolas públicas de SC
Caminhos do Ensino Religioso nas Escolas Públicas
Organização da Entidade Civil para Ensino Religioso
Associação de Professores de Ensino Religioso do Estado de Santa Catarina
Proposta Curricular ao Ensino Religioso e Santa Catarina
Legislação do Ensino Religioso
O Ensino Religioso nas legislações estaduais de educação
O Ensino Religioso mantido por decretos e portarias
Formação do professor de ensino religioso
Produções acadêmicas com temas do ensino religioso
Desafios, conquistas e perspectivas
Referências
25. O Ensino Religioso em São Paulo
Afonso Maria Ligorio Soares
Breve perspectiva histórica do Ensino religioso em São Paulo
Diretrizes do Ensino Religioso em São Paulo
Associações, Conselhos e Entidades especificamente ligados ao Estado de São Paulo
Eventos de ER em São Paulo
Breve análise da Legislação sobre o Ensino Religioso no Estado de São Paulo
Oferta de formação docente para o Ensino religioso em São Paulo
Referências
26. O Ensino Religioso em Sergipe: discurso pluralista, conteúdo confessional
Péricles Andrade, Marcos Silva
Introdução
O modelo interconfessional de Ensino Religioso em Sergipe
Um Ensino Religioso (Inter)Confessional
Referências
27. O ensino religioso em Tocantins
Rodrigo Oliveira dos Santos
A mais nova unidade do país
Informações educacionais
História do ensino religioso
Legislação
Formação de professor
Produção científica
Debates Recentes
Referências
Autores
Afonso Maria Ligorio Soares
Livre Docente da PUCSP, Coordenador do Grupo EDUCRE – Educação e Ciência da Religião, do Programa de Estudos pós-graduados em Ciência da Religião da PUC-SP
Angela Maria Ribeiro Holanda
Pedagoga, Especialista em ensino religioso, professora atuando na equipe técnica pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Estado da Educação e do Esporte de Alagoas.
Aurenéa Maria de Oliveira
Professora Adjunta da UFPE, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do “Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades”
Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva
Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela UNINTER; Graduada em Pedagogia com especialização em TICs na Educação – Teoria e Prática pela PUC/PR; Professora de Ensino Religioso no Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Curitiba e pela Prefeitura Municipal de Pinhais; atualmente membro da equipe pedagógica da ASSINTEC.
Carolina do Rocio Nizer
Especialista em Psicopedagogia – Faculdades Curitiba. Formada em História – Universidade Tuiuti do Paraná. Técnica da Educação Básica na disciplina de Ensino Religioso na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Diná Raquel Daudt da Costa
Especialista em Metodologia para o Ensino Religioso PUC/PR; Formação em Arte Educação pela FEMP/PR; Equipe Técnica Pedagógica da ASSINTEC
Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas
Mestre em educação, Universidade São Marcos. SP
Elisa Rodrigues
Doutora em Ciências da Religião (UMESP) e Ciências Sociais (UNICAMP). Professora do Departamento de Ciência da Religião, no Instituto de Ciências Humanas (UFJF) e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, de Ensino Religioso (ICH/CRE/UFJF).
Elizabeth Cristina Carassai
Especialista em Psicopedagogia pelo IBPEX; em Ensino Religioso e Teologia Comparada pela ESAB e em Fenomenologia das Religiões – extensão universitária pela PUC/PR; Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pedagoga e professora Docência I, atualmente na Coordenação de Ensino Religioso, da Gerência de Currículo, do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba
Elói Corrêa dos Santos
Mestrando em Geografia da Religião e pesquisador do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER) – UFPR. Especialista em Filosofia – PUC/PR. Formado em Filosofia – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Técnico pedagógico da Associação Inter-religiosa de Educação (ASSINTEC).
Emerli Schlögl
Especialista em Metodologia do Ensino Religioso, Mestre em Educação, Doutora em Geografia com tese defendida na especificidade da Geografia da Religião. Professora da UNESPAR, campus Belas Artes e membro da Equipe Pedagógica da ASSINTEC.
Eunice Simões Lins Gomes
Profª Pós Drª no departamento – DCR e no programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões – PPGCR da Universidade Federal da Paraíba.
Fabiano Aparecido Costa Leite
Mestre em Ciências das Religiões, Faculdade Unida. Vitória, ES.
Fábio Maia Sampaio
Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira; mestrando em Teologia, na Área de Concentração de Religião e Educação pela Faculdades EST; professor de Teologia do Seminário Nova Aliança.
Grupo EDUCRE
Célia Maria Ribeiro; Clarissa De Franco; Eulálio Figueira; Gisele Cristina Pereira, Valeska Freman B. Freitas Silv
José Maria da Frota
Mestre em Ciências das Religiões (FUV) Faculdade Unida de Vitória. Funcionário Público do Governo do Estado de Rondônia. Professor Universitário da Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos (FAETEL).
Laude Erandi Brandenburg
Doutora em Teologia pelo PPG da EST – São Leopoldo/RS e Pedagoga pela Unisinos/RS. Docente da área de Religião e Educação da Faculdades EST. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa.
Lourival Martins Filho
Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Alfabetização e Mestrado em Educação e Cultura todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Realizou seu Doutorado na Faculdades EST em São Leopoldo/RS e o Pós Doutorado na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ambos com ênfase em Educação e Religião. Pesquisador do GPER.
Lurdes Caron
Docente Pesquisadora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE e professora da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica na graduação no curso de Educação Especial e Artes Visuais e Música (Compartilhadas – FUMDES) da Universidade do Planalto Catarinense.
Marcos Silva
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Professor-Adjunto IV do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História, do Núcleo de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe
Maria do Rosário Pessoa Nascimento
Bacharel e mestra em Direito (UNIFOR), doutoranda em Teologia (EST) e professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Maria do Socorro de Oliveira
Pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia – FAFICA/PE; Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora da Faculdade Dom Heitor Sales – FAHS. Membro da Comissão de Ensino Religioso da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e da Equipe de Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Natal/RN.
Nemerite dos Santos Bezerra
Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida – Vitória ES (2014), Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2010), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Teologia Boa Vista (2012). Possui também Pós-graduação em Educação Física pela Faculdade Fênix de Ciências humanas e Sociais (2012), Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (2012), Pós-graduação em Filosofia da Educação (2012).
Péricles Andrade
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Professor-Adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais, do Núcleo de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe.
Raimundo Márcio Mota de Castro
Doutor em Educação. Pós-doutorado em Educação escolar e Religião, no Programa de Pós-Graduação em Teologia. Professor da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista Capes.
Remí Klein
Doutor em Teologia na Área de Concentração de Religião e Educação; docente na Faculdades EST e integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e do Núcleo de Gênero e Religião.
Rodrigo Oliveira dos Santos
Mestre em Educação (UFPA). Especialista em Metodologia do Ensino Religioso (FACINTER/PR) e Educação para as Relações Étnico-Raciais (IFPA). Graduado em Ciências da Religião (UEPA). Professor de Ensino Religioso na rede municipal (Belém) e Estadual (Pará).
Rosa Lydia Teixeira Corrêa
Doutora em educação, professora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR.
Roseane do Socorro Gomes Barbosa
Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Membro do Conselho editorial de Paulinas Editora e da Diálogo – Revista de Ensino Religioso.
Rosival Sanches Meneses
Graduado em Administração de Empresas; especialista em Metodologia do Ensino Superior; mestrando em Teologia na Área de Concentração de Religião e Educação pela Faculdades EST; professor de ensino superior da Faculdade Batista Brasileira.
Sandra Aparecida Gurgel Vergne
Mestranda em Ciências da Religião,
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP.
Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Professor Titular da PUCPR, Livre Docente e Pós-Doutor em Ciências da Religião, Doutor e Mestre em Ciências da educação, professor do programa de Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR, líder do grupo de pesquisa Educação e Religião (GPER).
Valmir Biaca
Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela PUC/PR; Metodologia do EAD pela UFMT/MT; Supervisão e Gestão Escolar pela Fecilcan/Campo Mourão; Graduado em Filosofia pela Facitol/Toledo e Estudos Sociais pela Fafiu/Umuarama. Técnico Pedagógico da ASSINTEC.
Vera Lúcia Coelho da Costa
Pedagoga, especialista em Administração Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Educação pela Universidade Potiguar –UnP e Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Docente da Rede Municipal de Ensino – Natal/RN; Membro da Comissão de Ensino Religioso da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte.
Vicente Gregório de Sousa Filho
Licenciado em Filosofia (UECE), Bacharel, mestre e doutorando em Teologia (EST). Bolsista Capes. Coordenador do Curso de Bacharelado em Teologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Vicente Paulo Alves
Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Ensino Religioso em Ambiente Virtual da Universidade Católica de Brasília e Diretor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia na mesma universidade.
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