Descrição
Organizadores : Antônio Munarim, Sônia Aparecida Branco Beltrame, Soraya Franzoni Conde e Zilma Isabel Peixer
ISBN: 978-85-7474-554-1
Páginas: 192
Peso: 240g
Ano: 2011
Esta é mais uma obra de pesquisadores do Instituto de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Sustentável (Instituto EDUCAMPO), da Universidade Federal de Santa Catarina, traduzindo as suas vivências e produção de conhecimentos junto aos povos do campo, agora difundidas com esta publicação.
Apresenta um conjunto de temas e verdadeiros problemas que se relacionam, como Estado e políticas públicas; políticas públicas e práticas pedagógicas; trabalho, educação e escola; campo e educação do campo; o papel dos movimentos sociais na indagação da política educacional.
Todos os textos, cujos referenciais teóricos preponderantes se assentam no materialismo histórico dialético, refutam a hierarquia campo e cidade, e assim reforçam a discussão sobre a luta dos trabalhadores. Enfim, na Educação do Campo se concentra a expectativa de uma educação fundamentada na emancipação social.
Este livro enseja aos seus leitores uma valiosa ocasião de familiarizarem-se com os reais dilemas da Educação do Campo e do próprio campo brasileiro. É uma tomada de consciência possível pela leitura de práticas coletivas desenvolvidas em todo o país envolvendo educação e campo.
A Educação do Campo desafia a ideologia do capitalismo agrária e do atraso com que o campo é tratado ao longo da história brasileira. Como diz Maria Antônia de Souza no prefácio: “É possível dizer que o livro coloca em cena a contradição que marca o campo brasileiro no contexto capitalista; aponta os desafios da educação e da escola no que tange à articulação entre trabalho, educação e emancipação; constrói uma leitura a partir do observado no mundo da política (Estado, governos e movimentos sociais) e no contexto da vida e do trabalho na terra; aponta desafios e perspectivas para a construção de outro projeto de sociedade, de campo e de escola; tece críticas às práticas educativas e apontamentos para a superação dos problemas mais expressivos da escola e da política educacional”.
Autores :
Adriana Kremer
Alcione Nawroski
Andrea Simões Rivero
Antônio Munarim
Célia Regina Vendramini
Marcos Antônio de Oliveira
Salomão Antônio Mufarrej Hage
Sandra Dalmagro
Sonia Aparecida Branco Beltrame
Soraya Franzoni Conde
Terezinha Maria Cardoso
Zilma Isabel Peixer
Avaliações
Não há avaliações ainda.