As teorias do jornalismo no Brasil

R$59,00

9 em estoque

Categoria: SKU: 978-85-524-0191-9

Descrição

Autor: Francisco Rüdiger

ISBN: 978-85-524-0191-9

Páginas: 220

Peso: 302g

Ano: 2021

Apresentar e discutir a contribuição brasileira à teorização do jornalismo era falta na literatura especializada que este volume preenche. Há tempo dispúnhamos de bons manuais relatando a forma como o jornalismo tem sido pensado nos grandes centros acadêmicos internacionais. As Teorias do Jornalismo no Brasil mostra que, sintonizada com as tendências mundiais, nossa reflexão não lhes fica a dever – e vai além. A produção acadêmica nacional não apenas possui trajetória merecedora de atenção e se expressa de maneira plural, mas aponta para direções que, possuidoras de originalidade, devem ser conhecidas por todos os que, seja onde for, se interessam por jornalismo.

As Teorias do Jornalismo no Brasil apresenta reunidas, pela primeira vez, as grandes tendências do pensamento nacional acerca deste importante fenômeno da vida social moderna. Adotando viés sistemático, sem ignorar seus aspectos históricos, relata criticamente suas teses mais essenciais, contra o pano de fundo representado pela teorização originada nos centros mais avançados. Exaustivo na pesquisa das fontes, disponibiliza, mais que um mapa, um repertório de conhecimentos obrigatórios para todos que pretendam falar com autoridade acadêmica a respeito do jornalismo sem ignorar o que foi produzido em nosso país.
À primeira vista frágil ou mesmo irrelevante, tirando a obra de um ou outro teórico, a produção brasileira revela-se, à luz da pesquisa, possuidora de muitas tradições significativas, a ponto de não se poder decidir qual teria vantagem epistemológica sobre as demais, sem um exame crítico e reflexivo de suas propostas e pressupostos – cuidadosamente detalhados nesta obra, destinada a servir de referência na bibliografia da área.
O pensamento jornalístico brasileiro se desenvolveu aos saltos, assimilando ideias oriundas dos estudos literários, da prática profissional, das ciências sociais influenciadas pelo marxismo e, mais genericamente, da filosofia. O fato de hoje em dia a convergência entre o progresso tecnológico da mídia e o surgimento de um novo pensamento comunicacional estarem abrindo, também entre nós, frente de questionamento das teorias e da prática do jornalismo é apenas mais um motivo para ler e manter sob vista As Teorias do Jornalismo no Brasil.

Francisco Rüdiger é Doutor em Ciências Sociais (USP), Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e Professor das Universidades Católica e Federal do Rio Grande Sul. As Teorias do Jornalismo no Brasil é seu terceiro livro publicado pela Editora Insular. Antes dele, apareceram Síntese de História da Publicística – Estágios Reflexivos da Ciência da Comunicação Pública Alemã (2019) e Origens do Pensamento Acadêmico em Jornalismo – Alemanha, União Soviética, Itália e Japão (2ª edição, 2020).

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 15 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “As teorias do jornalismo no Brasil”

Você também pode gostar de…