Descrição
Estágio curricular supervisionado e formação docente
Organizadores Alba Regina Battisti de Souza, Lara Duarte Souto-Maior, Lourival José Martins Filho e Marina Guazzelli Soligo
ISBN 978-65-991281-7-2
Páginas 336 il.
Ano 2020
Este livro trata da formação de docentes para os anos iniciais do Ensino Fundamental e da sua articulação com as escolas para as quais são preparados. É resultado de um trabalho coletivo e comprometido, como o que se processa com a socialização e transparência de experiências nos processos de acompanhamento, orientação e supervisão dos estágios curriculares, ou seja, àqueles que pretendem atuar no magistério. Uma proposta pedagógica que estimula a preparação, humaniza e medeia a prática social entre professores e escolas à luz das contradições inerentes à sociedade. São 34 autores, da universidade e de escolas básicas, dispondo em 14 artigos as suas experiências, análises, ideias e proposições. Uma notável contribuição à construção e sustentação de um consistente e democrático sistema universitário para a formação e atuação dos profissionais da educação.
As autoras e autores dessa importante obra apresentam ao público o universo da formação docente, singularmente, os processos e relações de ensino e aprendizagens, os compromissos com as escolas, os seus desafios e suas esperanças, sim, porque universidades e escolas são lugares de esperança, de gestação do novo, de alegria e do conhecimento científico.
Em contextos sociais cada vez mais contraditórios e desafiadores, de conjunturas que restringem os espaços públicos de diálogos, de diversidades e democráticos, a formação docente nos cursos de graduação e nas escolas vem sendo desafiada a pensar e incluir as diversidades, a esperançar as crianças e jovens a assumirem seus lugares de construtores da história. É nessa perspectiva que as autoras e autores dessa importante obra se movimentam, mobilizando teorias e metodologias de ensino coletivas, problematizando a formação de professoras e professores, incluindo, narrando, refletindo e agindo com as pessoas. Os compromissos das universidades e das escolas se entrelaçam em perspectivas coletivas, democratizando as relações e a gestão.
Os quatorze capítulos, organizados em eixos temáticos, indicam o esforço e o compromisso dos profissionais das universidades e das escolas na formação de novos professores e novas professoras, mediante o compartilhamento de experiências, saberes e conhecimentos da formação. Celso João Carminati
Alba Regina Battisti de Souza
Ana Paula Rudolf
Camila Porciuncula Santos
Claricia Otto
Daieli Althaus
Daniela Schwabe Minelli
Edgard Matiello Júnior
Eloisa Barcellos Lima
Fabiana Dendena
Fernanda Biazin Esteves Petrucio
Fernanda Cláudia Lückmann da Silva
Fernanda Ramos do Nascimento Furtado
Francisco Emilio de Medeiros
Gabriel Felipe Sánchez Otálora
Hamilton de Godoy Wielewicki
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Joseane Pinto de Arruda
Lara Duarte Souto-Maior
Liliane Alves da Silva
Lisley Canola Treis Teixeira
Lourival José Martins Filho
Luana Zimmer Sarzi
Marcia Bressan Carminati
Maria Aparecida Aguiar Demaria
Marilei Maria da Silva
Marilia Gabriela Petry
Marina Guazzelli Soligo
Nadia Karina Ruhmke-Ramos
Nailze Pereira de Azevedo Pazin
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
Silvia Maria Martins
Victor Julierme Santos da Conceição
Yuri Mateus dos Santos Pereira
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