Descrição
Organizadores: Rogério Christofoletti e Francisco José Karam
ISBN: 978-85-7474-859-7
Páginas: 184
Peso: 240g
Ano: 2015
Capa: Rodrigo Poeta
Insular Livros
O jornalismo investigativo é cada vez mais estratégico e imprescindível para as sociedades contemporâneas.
Denunciar abusos de corporações, fiscalizar os políticos e supervisionar os poderes têm obrigado os profissionais a redobrar a atenção e a se especializar em temas áridos e complexos para o cidadão comum. Isso acontece à medida em que se tornam mais sofisticadas as maneiras de burlar a lei, de encobrir e confundir o senso comum.
Neste livro, jornalistas e cientistas discutem pontos de contato entre academia e mercado, entre a investigação feita nas redações e a pesquisa dos laboratórios, tanto na Argentina quanto no Brasil. O objetivo é um só: aproximar realidades de forma a contribuir para um entendimento maior do que é o jornalismo e do papel que ele deve exercer na atualidade.
Jornalistas são seres conhecidamente não gregários quando se trata de discutir a profissão e as boas práticas de reportagem. O ambiente de hipercompetição entre repórteres acaba tornando esses profissionais infensos ao debate e a uma positiva e necessária troca de experiências.
Quando se trata então de aproximar jornalistas e acadêmicos de comunicação social, o desafio se torna ainda maior.
Por essa razão este Jornalismo Investigativo e Pesquisa Científica: Fronteiras é uma rara oportunidade para conhecer o que pensam grandes jornalistas e acadêmicos. O ineditismo aumenta porque há relatos não apenas de profissionais do Brasil, mas também da Argentina.
Fruto das apresentações dos palestrantes do 1º Seminário Brasil-Argentina de Pesquisa e Investigação em Jornalismo (Bapijor), este livro mostra os inúmeros pontos de intersecção das técnicas de trabalho usadas tanto por repórteres como por acadêmicos especializados em comunicação social.
Painel amplo patrocinado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com as participações da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e jornalistas do Foro de Periodismo Argentino (Fopea), o seminário realizado em junho de 2011 é uma janela pela qual se vê um panorama claro do estado da profissão e do trabalho de repórteres e acadêmicos, num benfazejo e inaudito encontro.
Rogério Christofoletti e Francisco José Karam organizaram esta obra para compartilhar os conhecimentos do encontro de Santa Catarina. O livro é fundamental para quem deseja compreender os caminhos disponíveis para o futuro do jornalismo num momento de grande transição com a chegada das novas mídias.
Fernando Rodrigues
(Jornalista, presidente da Abraji – mandato 2010/11)
Autores:
Adriana Amado
Angelina Nunes
Claudio Julio Tognolli
Eduardo Blaustein
Gislene Silva
José Roberto de Toledo
Martín Becerra
Mauro César Silveira
Rodolfo Barros
Rogério Christofoletti
Samuel Lima
Sebastián Lacunza
Washington Uranga
Avaliações
Não há avaliações ainda.